Faro e Beja são dois dos treze distritos sob aviso Laranja no primeiro dia de Outono

Faro e Beja são dois dos treze distritos do Continente colocados sob aviso Laranja pelo Instituto Português do Mar e […]

Aviso laranjaFaro e Beja são dois dos treze distritos do Continente colocados sob aviso Laranja pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de chuva forte e possibilidade de trovoadas, neste que é o primeiro dia de Outono.

Além de Faro e Beja, também os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal e Évora estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Este aviso laranja vai estar em vigor até às 23h59 de hoje, terça-feira.

Apenas escapam a esta onda laranja os cinco distritos do Norte do país: Porto, Bragança, Vila Real, Braga e Viana do Castelo.

Segundo o site Meteofontes, a possibilidade de aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada «será maior nas regiões do interior Centro e partes do Interior Alentejano».

O site acrescenta que, devido ao facto de esses células convectivas «serem muito localizadas, poderemos ter precipitação abundante num local e sol a brilhar uns quilómetros ao lado», como tem acontecido nos últimos dias.

Concretamente quanto ao Algarve, «o céu estará geralmente parcialmente nublado, com boas abertas e bons períodos de sol a brilhar, que, lá está, só serão interrompidos caso alguma célula convectiva apareça por cá».

As temperaturas máximas rondarão os 24ºC/25ºC e teremos vento fraco de Sul. No mar a ondulação será de SW inferior a 1m na costa Sul e de NW até 1m e subindo até aos 2m na costa Ocidental. A temperatura da água rondará os 21ºC/22ºC.

Para amanhã espera-se uma melhoria gradual das condições, principalmente no Algarve, mantendo-se ainda alguns condições para aguaceiros e trovoadas no interior do país.

O IPMA prevê para esta terça-feira, no Continente, períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, vento em geral fraco predominando do quadrante sul, neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima na região norte e subida da máxima nas regiões norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Coimbra, Vila Real, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 22ºC, no Porto, Braga, Viana do Castelo e Faro 24ºC, em Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Bragança 20ºC, Guarda 15ºC, Santa Cruz das Flores 21ºC, Évora e Leiria 23ºC, Funchal e Beja 25ºC.

Comentários

pub