Plano PIN de expansão da Atlantic Growers em Odemira está em consulta pública

O período de discussão pública do Plano de Intervenção em Espaço Rural da Herdade do Zorreiro, no Malavado (Odemira), decorre […]

\Xeondesenv economicoPLANEAMENTOPlanos de PormenorPIER AtlaO período de discussão pública do Plano de Intervenção em Espaço Rural da Herdade do Zorreiro, no Malavado (Odemira), decorre até 4 de Setembro próximo.

O Plano é promovido pela Atlantic Growers, empresa de capitais holandeses, que quer ampliar, para os 35,5 hectares daquela herdade, contígua à sua atual exploração, a produção do pimento vitaped e um novo produto, o tomate tombon.

Ambos os produtos serão produzidos em ecoestufas de vidro, tendo o projeto da Atlantic Growers sido classificado com o estatuto de PIN. O terreno, atualmente, segundo se pode ler nas peças que constituem o Plano de Intervenção em Espaço Rural (PIER) da Herdade do Zorreiro, é ocupado por estufas de plástico desativadas.

Nos Termos de Referência do PIER, adianta-se que o seu âmbito é «concetualmente convergente com as estratégias de desenvolvimento e de ordenamento para a área em questão». No entanto, por haver «algumas incompatibilidades com os parâmetros e índices estabelecidos no PDM», foi desenvolvida a proposta da Atlantic Growers «por celebração de contrato para planeamento com a Câmara Municipal de Odemira, para a elaboração do PIER da Herdade do Zorreiro».

Segundo a autarquia, este período de participação pública resulta das retificações efetuadas ao Plano de Intervenção em Espaço Rural da Herdade do Zorreiro, resultantes da conferência de serviços e do período adicional de concertação.

Por deliberação tomada em reunião ordinária da Câmara em 17 de julho, a discussão pública está aberta por um período de 22 dias úteis, contados a partir do quinto dia após a data de publicação do aviso do Diário da República, na 2.ª série, que ocorreu no dia 29 de julho.

O processo referente à alteração Plano de Intervenção encontra-se disponível para consulta no Balcão Único do Município de Odemira, no sítio da internet www.cm-odemira.pt e na Junta de Freguesia de Longueira/Almograve.

Durante o período de participação pública, todos os interessados poderão apresentar observações ou sugestões ou obter esclarecimentos por escrito, podendo ser entregues em mão, por correio para o Município de Odemira, Praça da República, 7630-139 Odemira, ou por correio eletrónico para [email protected].

A Atlantic Growers é o único produtor europeu do pimento da nova variedade vitaped. Trata-se de um mini pimento cor de laranja, doce e altamente nutritivo, com três vezes mais vitamina C que as laranjas. A empresa pretende ainda produzir, a partir do próximo ano, tomate da nova variedade tombon.

 

 

Comentários

pub