Volta ao Alentejo em bicicleta começa esta quarta-feira

Os próximos dias ficam marcados pela realização da 32ª Volta ao Alentejo, de 26 a 30 de março, e pelo […]

Os próximos dias ficam marcados pela realização da 32ª Volta ao Alentejo, de 26 a 30 de março, e pelo arranque da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), no domingo, em Marrazes.

A “Alentejana”, corrida 2.2 do calendário da União Ciclista Internacional, terá 896,8 quilómetros, distribuídos por cinco etapas, e será disputada por 18 equipas, oito das quais estrangeiras.

Além de todas as equipas nacionais do escalão Elites e Sub 23, vão participar mais oito conjuntos que vêm de Espanha, Noruega, Polónia, Checoslováquia, Estados Unidos e Equador.

A 32ª Volta ao Alentejo em Bicicleta Liberty Seguros reúne um pelotão com quase 150 corredores que luta pela Camisola Amarela Liberty Seguros, a maior distinção de todas, a Camisola Verde Crédito Agrícola para o líder por pontos, a Camisola Castanha Delta Cafés que brindará o melhor trepador de todos, o chamado Rei da Montanha, e a Camisola Branca RTP símbolo que o mais jovem de todos envergará.

Num percurso em que será maioritária a planície, a montanha não deixará de fazer as suas aparições, como logo na chegada da primeira etapa, que termina em Marvão (subida de 4,5 quilómetros com 5,8 por cento de inclinação média), depois de percorridos 167 quilómetros desde Castelo de Vide.

Ao segundo dia, a caravana vai percorrer 192,7 quilómetros desde Sousel até Montemor-o-Novo. A meta está instalada junto ao castelo, coincidindo com uma contagem de montanha de quarta categoria.

A terceira viagem é a mais extensa da Alentejana, 205 quilómetros entre Redondo e Mértola, com uma subida de quarta categoria pelo caminho, espicaçando a luta pela classificação de melhor trepador.

O litoral alentejano será visitado ao quarto dia de competição, quando os corredores forem chamados a pedalar ao longo de 159,2 quilómetros, unindo Odemira a Santiago do Cacém, com a meta, mais uma vez, correspondendo a um prémio de montanha de quarta categoria.

A última etapa tem 172,9 quilómetros, levando o pelotão desde Alcácer do Sal até à Praça do Giraldo, no coração de Évora.

A RTP2 vai transmitir resumos diários de 10 minutos da 32ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros, todas as noites, após a síntese informativa das 22 horas. No fim de semana seguinte à realização da Alentejana, o ciclismo volta a ser rei com o resumo de 30 minutos no Desporto 2 da RTP2.

 

Taça de Portugal XCO

Marrazes, no concelho de Leiria, será a capital do BTT no próximo domingo. É lá que vai disputar-se a primeira etapa da Taça de Portugal de XCO Liberty Seguros, com uma corrida inscrita como classe 3 no calendário internacional, mas é também em Marrazes que se realiza o 1.º Encontro Inter-regional de Escolas da Zona B na vertente de BTT.

A prova de XCO conta já com mais de 330 inscritos, entre os quais 4 paraciclistas. A primeira corrida, juntando masters, paraciclistas e promoção, tem tiro de partida às 10h00. Às 12h30 competem as femininas e os cadetes masculinos. A corrida mais aguardada, aquela que junta corredores de elite, sub-23 e juniores, começa às 15h00. O Encontro de Escolas, para o qual já estão inscritos 250 crianças, inicia-se às 10h00.

 

Outros eventos oficiais:
28 a 30 de março: Algarve Bike Challenge, prova de BTT por etapas com epicentro em Tavira
30 de março, 8h30: 3.º BTT Eurocidade Valença – Tui
30 de março, 9h00: Famalicão Challenge, Parque de Sinçães, Vila Nova de Famalicão
30 de março, 9h00: BTT Azibo 2014, Azibo, Macedo de Cavaleiros
30 de março, 9h30: Maratona da Carmaneira/Taça Regional de Maratonas do Centro
30 de março, 9h30: VII BTT de Moimenta da Beira/Taça Regional de Maratonas de Vila Real
30 de março, 10h00: Prémio Cidade de Fafe (Juniores)

Comentários

pub