Agostinho disputa meia final em Europeus de natação históricos para Portugal

O nadador algarvio Alexandre Agostinho conseguiu estar presente na meia final dos 50 livres, nos Campeonatos Europeus de Piscina Curta, […]

O nadador algarvio Alexandre Agostinho conseguiu estar presente na meia final dos 50 livres, nos Campeonatos Europeus de Piscina Curta, que se disputou em Herning, na Dinamarca.

Depois de, nas eliminatórias da manhã, ter sido 14º classificado, com o registo de 21,87, o nadador algarvio viria, nas meias finais da tarde, a apresentar-se um pouco mais lento, não conseguindo imprimir a velocidade desejável na parte inicial da prova. Acabou por realizar a marca de 22,07, registo que lhe valeu a 17ª posição.

O nadador, nesta que foi a sua 5ª participação em Europeus de piscina curta, optou por não participar nos 100 livres, distância em que foi finalista nos Europeus de Istambul em 2009, devido ao curto tempo de preparação que realizou desde que retomou em Agosto aos treinos e por não se sentir ainda preparado para esta distância.

Alexandre Agostinho esteve um longo período afastado da alta competição, tendo regressado às piscinas apenas no verão passado.

Para o treinador Paulo Costa, “a presença nestes Europeus da Dinamarca não deixa de ser um pouco inesperada, pois nunca imaginei que o Alexandre pudesse regressar tão cedo às grandes competições. Depois de um longo período arredado das piscinas, a presença nestes Europeus e logo conseguir uma meia final acaba por constituir um fator de confiança importante e de motivação para o seu futuro desportivo”.

O treinador da Portinado, o clube de sempre de Agostinho, acrescentou: “é certo que ambicionamos sempre mais e gostaríamos de ter ido um pouco mais longe, pois a marca que realizou na eliminatória deu alguma esperança de conseguir passar à final e até mesmo de bater o recorde nacional que detém desde 2009. No entanto, a falta de ritmo competitivo a um nível elevado e a pouca consolidação da sua preparação, devido ao pouco tempo de treinos, acabou por ser determinante para a prestação menos conseguida que realizou na meia final”.

Para a seleção portuguesa, este foi um Europeu histórico, com a obtenção da medalha de bronze por Diogo Carvalho, na prova de 200m estilos. A última medalha que Portugal conseguiu em Europeus foi através de Fernando Couto há mais de uma década.

Destaque ainda, na participação portuguesa, para as várias participações em meias finais e finais, através dos nadadores Alexis Santos, Carlos Almeida e Pedro Oliveira e para o recorde nacional do Alexis nos 100m costas.

A Portinado lamenta, porém, “que não tenha estado presente nestes Europeus o jovem Miguel Nascimento, que transitou esta época para o escalão sénior e passou a estar sujeito à tabela de mínimos para nadadores absolutos, tabela essa que não prevê, como sucede na maioria dos outros países, uma tolerância para os nadadores nos primeiros anos do escalão sénior”.

Com as marcas que realizou muito recentemente, Nascimento “poderia, hipoteticamente, ter marcado presença nas meias finais dos 50 e 100 livres”, salienta o clube algarvio.

Em Novembro passado, em Portimão, o jovem nadador realizou 22,04 aos 50 livres, tendo a meia final desta prova na Dinamarca fechado a 22,31. Nos 100 livres, o nadador já efetuou esta época 48,73 e tem como melhor marca 48,39 de 2012. A meia final nesta prova fechou em Herning a 48,80.

“Esta teria sido uma excelente oportunidade para o nadador contactar pela primeira vez com uma competição europeia absoluta, conhecer em pormenor os seus futuros adversários e ganhar “traquejo” competitivo”, conclui a Portinado.

Em Herning, na Dinamarca, estiveram 559 nadadores (313 masculinos e 246 femininos) em representação de 42 países. Destaque para as excelentes condições da arena de competição e para a imensidão de público que marcou sempre presença nas finais.

Comentários

pub