Praia da Marina de Portimão «desaconselhada» a banhos (atualizada)

A praia da Marina de Portimão, no interior do estuário do Rio Arade, foi hoje «desaconselhada a banhos» pela delegação […]

A praia da Marina de Portimão, no interior do estuário do Rio Arade, foi hoje «desaconselhada a banhos» pela delegação regional da Agência Portuguesa do Ambiente, tendo por isso sido hasteada a bandeira amarela nesta zona balnear.

A medida foi tomada «por volta da hora de almoço», confirmou o comandante do Porto de Portimão ao Sul Informação, depois de conhecidos os resultados das análises periódicas à água balnear feitas ontem, dia 2, pela APA/ARH Algarve.

As análises indicaram que a água daquela praia estava «imprópria para o banho devido ao parâmetro microbiológico Escherichia coli», pelo que a APA/ARH desaconselhou os banhos, segundo uma comunicação daquele organismo enviada hoje de manhã a diversas entidades, como a Autoridade Marítima, a Câmara de Portimão, a Delegada Regional de Saúde, entre outras.

A bandeira amarela será mantida enquanto a água do mar naquele local não estiver de acordo com os parâmetros necessários, tendo a APA repetido hoje as análises, cujos resultados deverão ser conhecidos amanhã de manhã, o que levará a uma reavaliação da situação.

Entretanto, o Sul Informação apurou que esta situação não afeta as outras praias situadas dentro do estuário do Arade, no lado de Lagoa, nomeadamente as praias Grande e do Pintadinho, em Ferragudo, nem sequer as praias situadas fora do estuário, como a da Rocha.

As entidades estão também a tentar perceber qual a origem da poluição microbiológica que levou a esta má qualidade da água, uma vez que não é suposto haver esgoto a ser descarregado diretamente no estuário.

A situação, tanto quanto foi possível apurar junto de várias fontes, nada tem a ver com o funcionamento da ETAR da Companheira, em Portimão. Caso contrário, não seria só esta praia a ser afetada, mas todas as outras situadas no estuário do Arade.

Mas as mesmas fontes indicam que poderá ter alguma ligação com a rutura na conduta de esgoto que atravessa a V3, junto à rotunda Simon Bolívar e à Praia do Vau, e que, na semana passada, levou ao corte daquela importante via de ligação entre a Praia da Rocha e Alvor. As obras de reparação da conduta, que ainda não estão completas, são da responsabilidade da empresa Águas do Algarve.

«Poderá ter havido uma descarga de esgoto para o estuário do Arade e, como tem estado sueste, essa carga poluente não sai do rio e concentra-se naquele canto onde está a praia da Marina», adiantou mesmo uma das fontes contactada pelo Sul Informação.

Este Verão, já é a terceira vez que praias algarvias são alvo de algum tipo de interdição, devido à qualidade da água balnear. O primeiro caso deu-se a 11 de agosto em Quarteira, na sequência de uma avaria numa ETAR, que despejou águas residuais não tratadas, o segundo foi na semana passada, na baía de Armação de Pêra, depois de a abertura forçada da barra da ribeira de Alcantarilha ter despejado no mar águas com carga poluente.

 

Atualizada às 18h22, acrescentando a informação sobre as possíveis origens do problema.

 

Comentários

pub