Dislexia é tema de conferência da Escola Internacional do Algarve em Lagos

A terceira conferência do ciclo «Escola Atenta às Problemáticas dos Alunos», organizado pela Escola Internacional do Algarve vai ser dedicada […]

A terceira conferência do ciclo «Escola Atenta às Problemáticas dos Alunos», organizado pela Escola Internacional do Algarve vai ser dedicada ao tema «Dislexia. O que é? Quais são os sinais de alerta? Como ajudar a criança?». Esta conferência está marcada para dia 15 de março, às 18h00, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, edifício sede da Câmara Municipal de Lagos, entidade que apoia esta conferência.

As questões vão ser abordadas por Paula Teles, especialista de renome no acompanhamento da dislexia, que vai também apresentar o método terapêutico por si desenvolvido.

A dislexia é uma perturbação da leitura fortemente condicionadora do desenvolvimento da criança. Paula Teles começou por descobrir a dislexia em si própria e dedicou toda a sua carreira ao estudo e tratamento desta perturbação. Desenvolveu atividade como professora e Psicóloga Educacional, nas Equipas de Apoio Educativo do Ministério da Educação, entre 1962 e 1999. E concluiu o curso superior de Educação pela Arte em 1981 e o curso superior de Psicologia Educacional em 1986.

A sua monografia de fim de curso em Psicologia Educacional foi dedicada ao tema “Processos Cognitivos Envolvidos na Aprendizagem da Leitura e Escrita” e obteve a classificação de 20 valores.

Paula Teles complementou a sua atividade nas Equipas de Apoio Educativo com clínica privada, atendendo crianças com Dislexia, Disortografia, Disgrafia e outras Perturbações do Desenvolvimento.

Atualmente é diretora da Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles, em Lisboa, onde recebe crianças de todo o País e aplica o seu próprio método de desenvolvimento de competências fonológicas e de ensino e reeducação da leitura e da escrita: Método Fonomímico Paula Teles.

As conferências da Escola Internacional do Algarve pretendem divulgar conhecimento e estratégias de intervenção sobre problemáticas ligadas ao desenvolvimento das crianças e adolescentes. Já foram abordados os temas do Bullying e do Diálogo sobre a Sexualidade.

As conferências vão continuar a visitar cidades algarvias, sempre com temas diferentes e de porta aberta à comunidade, com entrada livre.

Comentários

pub