Eleição dos alunos do universitário para o Conselho Geral da UAlg vai ser repetida

A votação decorreu, os votos foram todos contados, mas ainda não se sabe quem são todos os membros eleitos do […]

A votação decorreu, os votos foram todos contados, mas ainda não se sabe quem são todos os membros eleitos do Conselho Geral da Universidade do Algarve.

A eleição dos representantes dos alunos do subsistema universitário foi anulada por alegadas «práticas reiteradas de apelo ao voto por parte da Lista A», liderada pela atual presidente da Associação Académica Filipa da Silva.

Esta é a indicação que consta da acta da comissão eleitoral para a eleição do Conselho Geral, a que o Sul Informação teve acesso e onde são divulgados os resultados provisórios da votação.

A comissão considerou que as referidas práticas «influíram diretamente no resultados finais». Os mandatos dos alunos foram, tendo em conta as irregularidades, considerados como não atribuídos.

Os votos chegaram a ser contados e davam uma vitória esmagadora à Lista A, que desta forma seria a única a eleger representantes no Conselho Geral. Não contou e o escrutínio vai mesmo ser repetido. Só será repetida a eleição dos alunos do universitário, uma vez que as restantes votações decorreram dentro na normalidade.

No sub-sistema Politécnico, havia apenas uma lista e foram eleitos os seus três primeiros elementos, Filipe Faria (Escola Superior de Saúde), João Pedro Viegas (Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo) e Pedro Vitorino (Instituto Superior de Engenharia).

A adesão às urnas foi, neste caso, residual, com 200 votos num universo de 4100 votantes o que dá a impressionante percentagem de mais de 95 por cento de abstenção.

Nas listas de professores, a luta foi mais renhida nas Gambelas do que na Penha, com as muitas listas do universitário a dividir entre si os elementos eleitos. Das cinco listas, quatro elegeram dois professores para o Conselho Geral e um elegeu apenas o cabeça-de-lista.

A Lista C elegeu José Moreira e Pedro Ferré da Ponte, a Lista E Maria João Bebianno e Rui Nunes, a Lista F Carina Carmo e Amílcar Duarte e a Lista G Saúl de Jesus e Paulo Martel. Já a Lista D elegeu Nuno Bicho.

No Politécnico, onde havia duas listas concorrentes, a liderada por Ludgero Sequeira (Lista B) destacou-se mais, garantindo seis representantes no órgão de governação a UAlg, contra três da lista liderada por Nídia Braz (Lista A).

A lista A, além da cabeça-de-lista, colocou Francisco Calhau e Francisco Serra. A lista B colocou Maria Schütz, Ana Cristina Coelho, José Pacheco, Paulo Águas e Roberto Laranja, para além de Ludgero Sequeira.

Neste caso, a participação foi elevada, com a taxa de abstenção a resumir-se a 20 por cento no Politécnico e a 16,6 pontos percentuais no Universitário.

Na votação do único representante do pessoal não docente, a eleita foi a diretora dos Serviços Académicos da UAlg Maria Carlos Ferreira, que venceu o escrutínio por uma margem muito confortável. Também aqui houve grande adesão e só não votaram cerca de 30 por cento dos funcionários da UAlg.

Assim que sejam eleitos os três elementos que faltam, que representarão os alunos do universitário, avançar-se-á para a escolha das dez personalidades externas, que serão cooptadas pelos membros agora escolhidos pelos seus pares. O Conselho Geral, entre as suas muitas atribuições, tem a responsabilidade de eleger o reitor da instituição.

 

Corrigido às 9h47 de dia 26, corrigindo o nome de Ludgero Sequeira.

 

Comentários

pub