Alunos de Faro juntaram-se a ver o trânsito de Mercúrio

As observações resultaram de uma parceria entre o Centro Ciência Viva do Algarve e o Agrupamento de Escolas João de Deus

Alunos de várias escolas de Faro observaram, na tarde desta segunda-feira, 11 de Novembro, o trânsito de Mercúrio, um fenómeno que só se voltará a repetir daqui a 13 anos. 

As observações, que se realizaram na Escola EB 2,3 de Santo António, resultaram de uma parceria entre o Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) e o Agrupamento de Escolas João de Deus (AEJD).

Esta iniciativa foi apoiada pelo grupo NASE da IAU (União Astronómica Internacional) e pela EAAE (Associação Europeia para o Ensino da Astronomia), enquadrou-se na semana da “IAU Astronomy Day in Schools” (iau-100.org/astro-day-schools), no âmbito do centenário da IAU, e teve a dinamização dos astrónomos colaboradores do CCVAlg Filipe Dias e Luís Garrido e de professores de Física e Química do AEJD.

Na observação estiveram professores e alunos de várias escolas dos vários agrupamentos de escolas de Faro.

Um trânsito de Mercúrio ocorre quando o planeta Mercúrio passa diretamente (transita) entre o Sol e um planeta superior, tornando-se visível contra o disco solar, obscurecendo uma pequena porção deste. Durante o trânsito, Mercúrio apareceu como um pequeno ponto preto em frente do disco solar, deslocando-se muito lentamente.

Um trânsito típico dura várias horas. Este prolongou-se das 12h35 até às 18h04, o que impediu a observação do seu final em Portugal, já que o pôr do Sol ocorreu às 17h27.

O mau tempo também não permitiu uma boa observação na fase inicial devido às nuvens, mas a observação acabou por ser possível durante a maior parte do trânsito.

Os trânsitos de Mercúrio ocorrem cerca de 13 ou 14 vezes por século, sempre nos meses de Maio ou de Novembro, sendo mais frequentes que os de Vénus porque Mercúrio está mais próximo do Sol e, por isso, orbita mais rapidamente.

Os trânsitos de Mercúrio foram importantes para o estabelecimento das dimensões do sistema solar durante o século XVII.

No presente milénio já tinha havido três trânsitos de Mercúrio: a 7 de Maio de 2003, a 8 de Novembro de 2006 e, por fim, a 9 de Maio de 2016.

O próximo ocorrerá a 13 de Novembro de 2032.

Comentários

pub