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Havia 30 vagas para a Polícia Municipal de Faro, mas só 10 agentes conseguiram passar nos testes e chegar à fase de formação, que começa a 9 de Setembro, informou esta terça-feira, 27 de Agosto, o presidente da Câmara.  

De acordo com Rogério Bacalhau, concorreram à Polícia Municipal 36 pessoas, mas a maioria foi sendo eliminada e apenas restaram 10 que cumpriam os requisitos totais para entrar em formação.

«A formação teórica vai durar até Dezembro e depois, em Janeiro e Fevereiro, vão para uma formação prática na escola de polícia», explicou o autarca aos jornalistas, na terça-feira, à margem da cerimónia de inauguração do sistema de videogiliância da cidade de Faro.

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Rogério Bacalhau estima, assim, que, «no final do primeiro trimestre» do próximo ano, os agentes «estejam aptos para fazer o patrulhamento e porem em prática as suas competências».

Dado que nem todas as vagas foram preenchidas, o Município vai abrir mais um concurso, com o objetivo de recrutar mais 20 agentes e completar as 30 vagas.

«Espero que as pessoas concorram e consigamos preencher todos os lugares para ter uma força em condições para patrulhar todo o Município, em colaboração com a PSP e GNR, como é evidente», concluiu o presidente da Câmara de Faro.

 

Sul Informação
Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Em Maio, Rogério Bacalhau destacou, em entrevista ao Sul Informação, que a Polícia Municipal terá sobretudo como funções a «fiscalização a todos os níveis, desde os regulamentos ao trânsito».

«Há que realçar que eles não são PSP, mas podem, por exemplo, prender alguém que esteja a cometer um delito e entregar de imediato à PSP. O que nós gostaríamos, quando tivermos esta Polícia Municipal, é ter mais ordem na cidade, em particular no trânsito, porque temos um caos muito grande, com carros estacionados em todo o lado, mas também em relação a vistorias e inspeções que podemos fazer, tendo pessoas disponíveis para isso», disse.

De acordo com o edil, o objetivo é que a Polícia Municipal trabalhe em todo o concelho, sete dias por semana e 24 horas por dia.

 

Os requisitos para a candidatura à Polícia Municipal são ter nacionalidade portuguesa (salvo nos casos excetuados pela Constituição); ter 18 anos de idade completos e menos de 28 anos na data da candidatura; não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções que se propõe desempenhar; possuir a robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções; ter cumprido as leis de vacinação obrigatória e não ter altura inferior a 1,60m (sexo feminino) e 1,65m (sexo masculino).

A remuneração no período de estágio (caso se aplique), bem como após provimento na categoria de Agente Municipal de 2.ª classe, será a resultante do regime previsto no Mapa I, Anexo II ao Decreto-Lei n.º 39/2000, de 17 de Março.

As funções são exercidas em regime de turnos, auferindo os trabalhadores do correspondente subsídio de turno, nos termos legalmente previstos.

É realizada uma prova escrita de conhecimentos, bem como um exame de avaliação psicológica, um exame médico de seleção e uma entrevista profissional de seleção, todos de caráter eliminatório.

 

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