Aleixo assume apoio a Telmo Pinto para a Câmara de Loulé e PSD pede esclarecimentos

Aleixo considera Telmo Pinto «um político da nova geração» com «notoriedade ampla do Mar até à Serra»

Foto: arquivo

Vitor Aleixo já assumiu que defenderá como candidato do PS com melhor posicionamento «para triunfar nas próximas eleições para a Câmara de Loulé o atual presidente da Junta de Freguesia de Quarteira Telmo Machado Pinto», declarações que levaram o PSD louletano a pedir esclarecimentos.

As palavras do atual presidente da autarquia louletana surgem numa nota enviada este sábado, 9 de Agosto, às redações, no âmbito da tomada de posse dos órgãos para a concelhia de Loulé do Partido Socialista, para a qual Vitor Aleixo foi eleito presidente com cerca de 70% dos votos, deixando a lista oposta, liderada por Abílio Sousa, com 30%.

Na mesma nota, o edil reforçou que Telmo Pinto «ganhou com largas maiorias três eleições sucessivas para a Junta com o maior número de eleitores no concelho de Loulé», considerando-o, por isso, «um político da nova geração» com «notoriedade ampla do Mar até à Serra».

Telmo Pinto, atual presidente da Junta de Quarteira, eleito pelo PS, já é apontado como potencial candidato socialista à Câmara de Loulé há algum tempo, tendo sido também um dos apoiantes do autarca louletano às eleições concelhias do início de Julho. Também não é novidade que o candidato é o preferido de Vítor Aleixo, apesar de o atual edil só o ter assumido publicamente agora.

Após estas declarações, a Comissão Política do PSD/Loulé, em comunicado, veio pedir esclarecimentos a Vitor Aleixo e Telmo Pinto. Os social-democratas defendem, no fundo que, enquanto autarcas em funções, Aleixo não poderia ter divulgado o seu apoio e Telmo Pinto não poderia assumir-se como candidato, apesar disso ser prática comum em todos os partidos, em eleições anteriores.

«Pretende Vítor Aleixo abdicar do seu mandato enquanto presidente da Câmara de Loulé e, se sim, a partir de quando? Estando Telmo Machado Pinto oficialmente anunciado pelo presidente da Concelhia do PS como candidato, vai Telmo Machado Pinto renunciar ao seu mandato de Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira?», questionam os sociais democratas, num comunicado enviado na segunda-feira, 12 de Agosto.

Nessa mesma nota, o PSD Loulé diz compreender «a ânsia que o PS demonstra ter para apresentar os seus candidatos», mas não aceita que «um presidente de Junta abdique oficialmente das suas responsabilidades para com quem o elegeu, e passe a estar em campanha, usando os meios da Junta de Freguesia para tal».

«As boas práticas em termos de gestão autárquica e separação de poderes deveriam ditar que Telmo Pinto suspendesse ou renunciasse mesmo ao seu mandato, na medida que estará já oficialmente a concorrer para um lugar e a ocupar outro, e já não tem condições para ser presidente de Junta», afirma o principal partido da oposição louletana, acrescentando que, na sua opinião, Telmo Pinto «dificilmente conseguirá cumprir o seu mandato de presidente de Junta, defendendo os interesses dos eleitores que nele lhe confiaram o seu voto, se estiver a pensar e a agir com outros interesses, muitos deles antagónicos aos interesses de quem o elegeu».

Contactado pelo Sul Informação, Telmo Pinto disse que as declarações de Vitor Aleixo são «uma opinião pessoal», não havendo qualquer confirmação, até à data, de que será o candidato do PS à Câmara de Loulé.

«O que posso dizer é que sou presidente da Junta de Quarteira até 2025, essa é a certeza que dou», afirmou, ao nosso jornal.

Vitor Aleixo chega, em 2025, ao fim de um ciclo de 12 anos como presidente da Câmara de Loulé, não podendo, por isso, candidatar-se novamente.

Também Telmo Pinto está no seu limite de mandatas para concorrer à presidência da Junta de Freguesia de Quarteira.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub