Vereadores em listas opostas, nomes históricos a tomar posições e muita luta política. As concelhias do Partido Socialista (PS) vão a votos este sábado, 6 de Julho, e em Loulé, Faro e Olhão conta-se espingardas com as Eleições Autárquicas do próximo ano já no horizonte.
Estas são as três concelhias em que o ato eleitoral terá mais do que uma lista a votos – e em dois dos casos (Loulé e Olhão) a luta promete ser mais acesa, porque os atuais presidentes das autarquias não se podem recandidatar.
Em Loulé, o executivo municipal, liderado por Vítor Aleixo, está completamente dividido. Aleixo, que é também presidente da concelhia, volta a ser candidato a este cargo e ao seu lado tem, pelo menos, dois vereadores: Carlos Carmo e Marilyn Zacarias.
Mas um dos principais apoiantes da lista A (encabeçada por Vítor Aleixo) é Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, apontado como um dos nomes que se perfila para ser candidato à Câmara em 2025. E também, ao que tudo indica, o candidato preferido do atual edil Vítor Aleixo.
Só que a corrida autárquica em Loulé, depois de três mandatos de Aleixo, promete ser animada nas hostes socialistas. Isto porque há uma outra lista candidata à concelhia, encabeçada por um… atual vereador.
Trata-se de Abílio Sousa, ex-presidente da Junta de Freguesia do Ameixial e membro do executivo de Vítor Aleixo desde 2017. Ao seu lado, Abílio tem, pelo menos, uma outra vereadora: Ana Machado, que há muito se sabia que já não estava ao lado de Aleixo.
Aliás, em Outubro do ano passado, Ana Machado e Abílio protagonizaram um momento de tensão no executivo de Vítor Aleixo. Ana Machado saiu da vice-presidência (alegando que não foram «nem razões pessoais, nem de saúde» que a levaram a pedir para cessar essas funções) e Abílio Sousa esteve com um pé fora da Câmara.
A candidatura de Abílio Sousa conta ainda com outros apoiantes de peso: Júlio Sousa, diretor municipal, Jamila Madeira (deputada do PS), Heloísa Madeira (antiga vereadora de Aleixo), e Luís Filipe Madeira, pai de ambas, nome histórico do PS, antigo governador civil e presidente da Região de Turismo do Algarve e deputado à Constituinte.
E há mais: Hugo Nunes, antigo vice-presidente da Câmara de Loulé e atual administrador da empresa Águas do Algarve, está ao lado de Abílio Sousa. Hugo Nunes tem, de resto, sido também apontado como um dos possíveis nomes que se perfila para ser candidato à presidência da Câmara.
Em Olhão, também há uma disputa entre dois atuais vereadores do executivo liderado por António Miguel Pina, que, ao contrário de Vítor Aleixo, não está associado a nenhuma lista: no seu concelho, porque no vizinho (Faro) não é bem assim, mas já lá vamos.
Na luta pela liderança da Comissão Política do PS de Olhão, estão os vereadores Ricardo Calé e João Evaristo, cada qual à frente da sua lista.
Ambos os candidatos entraram no executivo em 2021 e foram, em diferentes alturas, vice-presidentes da Câmara, no atual mandato – Ricardo Calé primeiro, João Evaristo depois.
A lista B de Ricardo Calé conta com o independente António Cabrita, atual presidente da Assembleia Municipal de Olhão, como mandatário.
Já João Evaristo tem a seu lado Elsa Parreira, também ela vereadora da Câmara.
Em Faro, a luta também promete ser animada, com duas listas a votos. Uma delas é encabeçada por Adérito Silva, atual presidente da concelhia do PS. Esta lista já terá sondado, inclusive, Ana Passos, antiga deputada na Assembleia da República, para ser a candidata do PS à Câmara de Faro, segundo a própria anunciou.
A antiga deputada à Assembleia da República disse ter sido «auscultada, pelos órgãos locais do PS-Faro, para aferir da sua disponibilidade» em ser candidata à Câmara, sondagem esta que «resultou da indicação do seu nome, por parte de militantes que, reunidos em Assembleia Geral, consideram-na com perfil para assumir uma candidatura à capital de Distrito».
«Assim, foi dado início ao processo concelhio de seleção da(o) candidata(o) e que seguirá o procedimento definido nos estatutos do PS», acrescentou.
No entanto, apurou o nosso jornal, Ana Passos não é o único nome da lista que a candidatura de continuidade de Adérito Silva elaborou de potenciais candidatos.
Do lado de Tatiana Homem de Gouveia, que encabeça a outra lista candidata à Comissão Política do PS de Faro, o candidato favorito à Câmara é António Miguel Pina, que apesar de (ainda) não ter assumido a sua candidatura à autarquia, já admitiu ao Sul Informação que tem interesse em concorrer.
Ao lado de Tatiana, estão alguns nomes fortes do PS, em Faro, como João Botelheiro, antigo presidente da Câmara, que é o mandatário da candidatura.
A tomada de posição de Ana Passos parece estar, de resto, ligada às notícias que apontam o ainda presidente da Câmara de Olhão como candidato socialista a Faro, em 2025, com a antiga deputada a defender que «não existem candidatos indicados/predestinados superiormente, como muitos têm vindo a propagandear».
O certo é que, mesmo após as eleições concelhias e até às Autárquicas, muita tinta ainda correrá, independentemente dos resultados.
Comentários