Sabia que o Autódromo do Algarve tem segredos de travagem?

As constantes subidas e descidas do traçado tornam mais complicada aos pilotos a tarefa de calibrar a travagem

Com os seus 4592 metros de perímetro a cada volta e 15 curvas, o Autódromo Internacional do Algarve divide-se em duas zonas totalmente distintas no que diz respeito ao acionamento dos travões nas motos de MotoGP, as únicas em todos o motociclismo que utilizam o carbono como matéria-prima para a construção de discos e pastilhas de travagem, por força das suas superiores capacidades e eficácia em temperaturas bastante elevadas, que chegam a rondar os 800 graus Celsius.

De acordo com os técnicos da Brembo, empresa que fornece o sistema de travagem a todas as motos da grelha de MotoGP, as constantes subidas e descidas do traçado tornam mais complicada aos pilotos a tarefa de calibrar a travagem, correndo o risco de falhar nas zonas de descida ou travar cedo demais quando nas zonas ascendentes.

Por isso, torna-se necessário escolher a melhor opção em termos de pinças de travagem e depois ajustar de acordo com o desejo individual de cada piloto.

Também de acordo com os dados recolhidos pela casa italiana, 31% do período que demora a completar uma volta é feito em travagem e, numa escala de 1 a 6, o Autódromo Internacional do Algarve é considerado um nível 3 (Intermédio) no que diz respeito há exigência de travagem.

A curva mais exigente para o sistema de travagem é a primeira, graças aos 969 metros de reta que a antecedem. No final de uma travagem que dura quatro segundos, os pilotos de MotoGP reduzem a sua velocidade de 330 quilómetros por hora para 123 em apenas 243 metros.

Para o conseguirem exercem uma força de 7 quilos sobre a manete de travão e a pressão do fluido de travagem no interior do sistema atinge os 14.9 bar.

Exigentes são igualmente as curvas 3 e 5, destacando-se a cinco, onde a velocidade inicial é de 254km/h e a entrada em curva é feita a 70km/h, depois de cinco segundos de travagem.

Pode assim dizer-se que o primeiro terço do Autódromo Internacional do Algarve é aquele onde a travagem impera. Nos restantes, a técnica e velocidade prevalecem…e ajudam a um bom resultado no final das 25 voltas de corrida.

 

 



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