Portimão vai decretar dia de luto municipal pela morte de Nuno Júdice

Município de Portimão atribuiu, em 2001, a Nuno Júdice a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro

A Câmara de Portimão vai decretar um dia de luto municipal devido à morte este domingo, 17 de Março, do poeta algarvio Nuno Júdice, nascido na Mexilhoeira Grande.

O luto será no dia das cerimónias fúnebres, cuja data ainda é desconhecida.

Num voto de pesar, a Câmara de Portimão relembra que  Nuno Júdice nasceu em 1949, na Mexilhoeira Grande.

«A sua vasta obra poética, iniciada em 1972 com “A Noção de Poema”, inclui mais de 20 livros, distinguindo-se pela originalidade, rigor formal e reflexão sobre a condição humana. A sua poesia é marcada por uma linguagem rica e sensorial, explorando temas como a memória, o tempo, o amor, a morte e a viagem», lê-se ainda.

«Foi o poeta português mais reconhecido internacionalmente: em 2013, foi distinguido com o XXII Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (Espanha); em 2014, com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Víctor Sandoval (México); em 2015, com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie de Marrocos, e o Prémio Literário Fundação Inês de Castro – Tributo de Consagração, entre muitas outras distinções», acrescenta.

Além da obra poética, Nuno Júdice dedicou-se à ficção, ao ensaio, à tradução, ao ensino superior e exerceu funções de conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris, onde também dirigiu o Instituto Camões.

A 10 de Junho de 1992, foi agraciado com o grau de Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e, a 7 de Junho de 2013, foi elevado a Grande-Oficial da mesma ordem.

De igual modo, em 2001, o Município de Portimão atribuiu a Nuno Júdice a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

 



Comentários

pub