Portimão lança o debate sobre o ensino em Portugal desde o 25 de Abril

No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Refletir sobre o impacto da revolução e desafios futuros do ensino em Portugal é o grande objetivo do seminário”50 anos de educação”, que vai decorrer no dia 10 de Abril, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Os oradores convidados desta iniciativa, realizada no  âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, são António Henriques, Jorge do Ó, Isabel Flores e Rodrigo Castro, «que irão partilhar os seus saberes e práticas que marcaram os últimos 50 anos de Educação em Portugal e perspetivar os desafios que se colocam no futuro», segundo a Câmara de Portimão, que promove o evento.

A sessão de abertura está marcada para as 9h30 e contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, de Carla Fernandes, delegada regional de Educação do Algarve e de João Faria, comissário executivo adjunto da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

Seguir-se-á o primeiro painel, subordinado ao tema “O Impacto da revolução na educação” que terá inicio com a apresentação de António Henriques, investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação da Universidade de Lisboa, que abordará a transformação da escola neste período, sob o mote “Uma metamorfose do modelo escolar e da escola pública sob os ecos do 25 de Abril”.

Na mesma sessão, Jorge do Ó, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, falará sobre os constrangimentos estruturais e os desafios da democratização do gesto inventivo no modelo escolar.

O segundo painel, marcado para as 14h30, vai debruçar-se sobre os desafios da educação 50 anos depois da revolução e inclui as intervenções de Isabel Flores, diretora executiva do Instituto para as Políticas Públicas Sociais, que falará sobre o tema “Quem quer ser professor: cenários de escassez e estudo de soluções”, seguida do fundador e CEO da Educa-te (start-up focada em inovação e disrupção dos sistema educativo) Rodrigo Castro, que se irá debruçar sobre os professores do futuro como principais agentes de mudança.

O debate com os intervenientes no seminário está agendado para as 16h00 e encerrará os trabalhos, «constituindo um momento privilegiado para a partilha de saberes e conhecimentos, no sentido de estimular a desejada operacionalização de práticas e estratégias promotoras de uma educação para todos».

Este seminário é certificado pelo Centro de Formação de associação de Escolas de Portimão e Monchique e está aberto à participação docentes, técnicos especializados, alunos, pais/encarregados de educação e público em geral, com inscrições gratuitas, que podem ser feitas até dia 9 de Abril através deste link.

 

Biografia dos oradores:

António Henriques

 

António Henriques é Investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação (Especialidade História da Educação). As áreas de interesse na pesquisa incluem a história da educação, a educação artística, a ligação entre a escola e a herança cultural, a discussão parlamentar sobre educação, a pedagogia do ensino superior e a escrita científica ou académica. Participa no projeto STORM – (Re)Configurações do Ensino-Aprendizagem e das Organizações de Ensino Superior num Contexto de Mudança, sobre as práticas pedagógicas dos professores do ensino superior público.

 

Jorge Ramos do Ó

 

Jorge Ramos do Ó é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigador da UIDEF (Unidade de Investigação em Educação e Formação da mesma instituição). Tem escrito sobre análise do discurso história política, histórica cultural e das mentalidades, especialmente durante o período do Estado Novo, e também sobre história da educação e da pedagogia, num período mais longo e que se estende de meados do século XIX a meados de Novecentos. Orienta um seminário de pós-graduação sobre as articulações entre escrita e leitura e é Co-director do Doutoramento em Educação Artística oferecido pelas Universidades do Porto e de Lisboa. Coordena a Pós-graduação em Pedagogia do Ensino Superior oferecida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O seu último livro intitula-se Fazer a Mão: Por Uma Escrita Inventiva na Universidade.

 

Isabel Flores

 

Isabel Flores, economista de formação base e doutorada em políticas publicas, neste momento exerce o cargo de diretora executiva do Instituto das Políticas Públicas do Iscte e representa Portugal no CERI . center for education research and innovation da OCDE. A sua área de investigação e interesse académico é a educação e a evidência como base para a decisão tendo recentemente trabalhado no mapeamento da procura e oferta de professores e também nas questões da integração e igualdade de oportunidades do sistema educativo em Portugal.

 

Rodrigo Castro

 

Rodrigo Castro, fundador e CEO da Educa-te, é também o host do Podcast Educa-te, onde partilha e conversa com os seus convidados acerca de perspetivas não convencionais sobre pensamentos convencionais relacionados com educação. Engenheiro de formação, pela Universidade de Coimbra, mas apaixonado por educação e potencial humano, começou carreira na Sonae mas rapidamente rumou à educação, tendo sido responsável por diversos programas educacionais, como o Seekers Club (atual Life MBA) e Pitch Bootcamp (atual Talent Bootcamp). Ao longo dos seus 15 anos de carreira já fundou associações sem fins lucrativos, teve a sorte e privilégio de formar mais de 10.000 pessoas em mais de 15 países, em 3 continente e de ter viajado por mais de 40 países. Hoje, dedica toda sua atividade profissional à Educa-te e aos seus vários projetos – a Flipped, marca de educação digital da Educa-te, à Rodger, a sua produtora de vídeo especializada em conteúdos de educação e vídeos corporativos, e ao Professores do Futuro.

 

 



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