«Os judeus de Faro foram os maiores salvadores europeus» na II Guerra Mundial

Uma viagem pela investigação sobre a história contemporânea, do Algarve e não só

 

O Sul Informação entrevistou a professora e investigadora algarvia Maria João Raminhos Duarte a propósito do seu mais recente livro «Os Judeus do Algarve e o Holocausto – Do Paraíso ao Inferno», editado pela Colibri.

A este propósito, salienta que «os judeus de Faro foram os maiores salvadores europeus» na II Guerra Mundial, não só de outros judeus, como de opositores ao nazismo e outros perseguidos.

Mas a autora não pára e no dia 24 de Abril, a propósito dos 50 anos da Revolução dos Cravos e numa encomenda da Câmara de Portimão, vai lançar o livro «O Algarve em Transe – Os loucos anos 60 e 70 em Portimão». É a primeira vez, confessa, que escreve sobre um período da história em que ela própria participou, bem como os seus amigos e familiares.

A entrevista, longa mas muito interessante, aborda ainda outros aspetos, como as peripécias da vida de Maria João Raminhos Duarte, que ilustram o que era ser criança e jovem nos anos da Ditadura e depois aproveitar as portas que se abriram, escancararam, com o 25 de Abril de 1974.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub