Município de São Brás de Alportel presta homenagem a André Jordan

Empresário responsável pela criação da Quinta do Lago e pela revitalização de Vilamoura morreu a 8 de Fevereiro

O Município de São Brás de Alportel emitiu hoje um voto de pesar pelo falecimento de André Jordan, que morreu no dia 8 de Fevereiro, aos 90 anos.

A autarquia reforça que esta é uma homenagem «a uma incontornável personalidade, considerada o “pai do turismo” e uma figura incontornável da região do Algarve, não apenas pelo seu empreendedorismo, mas também pelo seu exemplo de humanidade e resiliência. Um homem do Mundo que pela sua mão, o Algarve teve a bênção de acolher».

André Jordan nasceu em 1933, na cidade de Lviv, território da atual Ucrânia. Devido à invasão nazi foi com a sua família para o Brasil em 1939, tendo antes passado por Portugal onde deixou um valioso legado de humanismo e empreendedorismo.

A nível profissional, foi jornalista da imprensa brasileira, vindo depois a desempenhar funções executivas nas empresas imobiliárias do pai, um dos pioneiros do setor no Rio de Janeiro.

Viveu e trabalhou em diversos locais como Buenos Aires, Nova Iorque, Paris, Londres e no Sul de Espanha.

Em 1970, veio para Portugal. É no concelho de Loulé, que deixa a sua eterna marca. Foi responsável por criar a Quinta do Lago a partir da antiga Quinta dos Descabeçados. Em 1995, assumiu um novo desafio: adquiriu a empresa proprietária de Vilamoura, recuperou o resort fundado nos anos 60, desenvolveu o projeto Vilamoura XXI, construiu novos campos de golfe, reabilitou antigos e criou um calendário de eventos de grande sucesso, elevando Vilamoura, como pretendia.

Em 2005, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Jorge Sampaio, em 2014, foi considerado como uma das 12 personalidades mais influentes no turismo a nível mundial, em 2023 recebeu a condecoração com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito Comercial, pelo Presidente da República Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Foi também merecedor da atribuição do Doutoramento Honoris Causa pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e pela Universidade do Algarve.

 



Comentários

pub