Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão acolhe Etapa Sul & Ilhas do concurso Chefe do Ano

Há dois chefs de restaurantes algarvios a concurso

Jeferson Dias, vencedor em 2023 – Foto: Filipe Vera-Cruz

Bruno Augusto, Tivoli Carvoeiro (Lagoa), Miguel Pinto, Vila Vita Parc (Lagoa), Francisca Dias, Casa do Gadanha (Estremoz), Bruno Reis, Taberna da Villa (Vila Nova de Gaia), Hugo Pereira, The Lince Santa Clara Historic Hotel & Spa (Vila do Conde), e Marta Barcala, Bomsenso by Hotel Cristal Porto, são os chefs que vão disputar a Etapa Sul & Ilhas, marcada para 23 de Abril, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, do concurso Chefe do Ano.

O Chefe do Ano é o maior e mais importante concurso de cozinha para profissionais em Portugal, apresentando este ano 18 concorrentes apurados para a fase das etapas regionais.

Esta será a 35ª edição da competição que anualmente desafia cozinheiros e cozinheiras profissionais a mostrarem o seu trabalho culinário perante os seus pares.

O desafio é dirigido a todos os profissionais residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada.

Este ano, os concorrentes terão de apresentar a concurso um menu composto por Entrada de Peixe ou Marisco, Prato Vegetariano, Prato de Carne e Sobremesa com Maçã de Alcobaça. Em todos os pratos é obrigatória a utilização de limão.

As três etapas regionais vão realizar-se dias 10, 17 e 23 de abril, nas Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, Estoril e Portimão, respetivamente. Já a final acontece em Lamego, no início do Verão.

 

Jeferson Dias, vencedor em 2023 – Foto: Filipe Vera-Cruz

 

Para a Etapa Norte (10 de Abril, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, foram apurados Diogo Novais Pereira, Porinhos (Braga), João Carvalho, World of Wine (Vila Nova de Gaia), João Costa, Euskalduna Studio (Porto), Jorge Bolito, The Yeatman (Vila Nova de Gaia), Pedro Dias, Culto ao Bacalhau (Porto) e Vítor Miranda, Pena Park Hotel (Vila Real).

Para a Etapa Centro (17 de Abril), na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, concorrem Diogo Carvalho, Via Graça (Lisboa), Filipe Silvestre, Myriad by Sana Hotels (Lisboa), Gonçalo Gonçalves, Casa Plátano, Mercure Fátima (Fátima), Mário Santos, Rossio Gastrobar – Altis Avenida (Lisboa), Miguel Monteiro, Octant Hotels Douro (Castelo de Paiva) e ainda Rui Leandro, Royal Óbidos Spa & Golf Resort (Óbidos).

Os concorrentes suplentes são Tiago Rocha, Octant Hotels Douro (Castelo de Paiva), Thiago Moura, Hotel Feel Viana (Viana do Castelo), Miguel Silva, Octant Hotels Lousã (Lousã) e Helena Castro, Esperança Verde (Braga).

O júri responsável por avaliar as provas será presidido por António Bóia, chefe de cozinha do JNcQUOI, em Lisboa.

Ao longo dos 35 anos de existência já ganharam o título de Chefe do Ano reconhecidos profissionais como é o caso de Vítor Matos (Antiqvvm, duas estrelas Michelin), António Loureiro (A Cozinha, uma estrela Michelin), Henrique Sá Pessoa (Alma, duas estrelas Michelin), João Rodrigues (Canalha e Projeto Matéria), Luís Gaspar (Sala de Corte, Brilhante e Pica-Pau), Ana Magalhães e, mais recentemente, Jeferson Dias (Palmares Ocean & Living Resort).

O concurso Chefe do Ano tem como Patrocinadores Principais a ICEL, a Makro, a Aviludo e a Fagor. Lamego é o Município Anfitrião da Final Nacional. Os Patrocinadores são o Arroz Bom Sucesso, a Costaverde, a LAVA e o Bimi. Os Parceiros são o Turismo de Portugal, a Bonduelle Food Service e a Prochef. Conta com o Apoio da ACPP, da Chaîne des Rotisseurs, da Rede-T e da Dig-In. Tem a organização da INTER Magazine e das Edições do Gosto.

 

 



Comentários

pub