DGRM fixa critérios para licença de pesca comercial no recife Pedra do Valado

Os critérios foram publicados em Diário da República no dia 27 de Fevereiro

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) fixou os critérios de atribuição de licença específica para o exercício da pesca comercial na área do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado.

Os critérios foram publicados em Diário da República no dia 27 de Fevereiro, informou hoje a DGRM

José Carlos Simão, Diretor Geral da DGRM, salienta que «este licenciamento específico visa limitar o esforço de pesca neste ecossistema singular com elevada biodiversidade e riqueza, que se constitui como um importante pesqueiro para a frota de pesca comercial, com grande importância económica e social ao nível das comunidades locais».

José Carlos Simão destaca ainda que «a Pedra do Valado, é o maior recife costeiro do Algarve e um dos maiores de Portugal, que apresenta valores naturais ímpares no contexto da costa portuguesa».

A área da Pedra do Valado concentra perto de 900 espécies de fauna e flora (703 espécies de invertebrados, 111 de peixes e 75 tipos de algas), 24 das quais têm estatuto de conservação, e nela foram descobertas 45 novas ocorrências de espécies para Portugal e 12 novas espécies para a ciência que não são conhecidas noutro local.



Comentários

pub