Afinal há três candidatos a presidente da Assembleia da República

Desaire de Aguiar-Branco na primeira votação e anúncio de retirada da sua candidatura (entretanto retomada) levaram PS e Chega a avançar

Francisco Assis, pelo PS, Manuela Tender, pelo Chega, e José Pedro Aguiar-Branco, pelo PSD, que se recandidata depois de ter perdido a primeira votação, são os três candidatos a presidente da Assembleia da República.

O deputado social-democrata, que começou por ser o único candidato à presidência do parlamento português, falhou esta tarde a eleição, ao só conseguir 89 votos a favor, 134 brancos e sete nulos, ou seja, abaixo do 116 votos que precisaria para ser eleito.

O Chega tinha garantido que apoiaria a eleição de Aguiar-Branco, mas a verdade é que PSD, CDS-PP e Chega somam no total 130 parlamentares, só tendo havido 89 votos favoráveis ao candidato social-democrata.

O mais curioso é que chegou a ser feito um anúncio de retirada da candidatura do antigo ministro da Defesa, pela voz do líder da bancada do PSD.

As declarações de Joaquim Miranda Sarmento foram feitas no plenário da Assembleia da República, quando o presidente do parlamento em exercício, o deputado comunista António Filipe, se preparava para seguir o Regimento e proceder a uma segunda tentativa de eleição.

Afinal, dando o dito por não dito, foi o próprio deputado do PSD José Pedro Aguiar-Branco quem anunciou esta tarde que voltará a apresentar a sua candidatura a presidente da Assembleia da República, depois de esta ter sido retirada uma hora antes.

O anúncio foi feito pelo antigo ministro da Defesa nos corredores do parlamento, depois de ter falhado a primeira eleição e quando foi decidido que a primeira sessão plenária da XVI legislatura vai ser hoje retomada pelas 21h00, tendo os partidos até às 20h00 para apresentar candidaturas para presidente da Assembleia da República.

Depois da primeira votação e da retirada da candidatura de Aguiar-Branco, os socialistas apresentaram Francisco Assis para a presidência da Assembleia da República.

Esta decisão foi tomada numa reunião extraordinária do Grupo Parlamentar do PS na Sala do Senado, na Assembleia da República, segundo indicaram fontes do partido à agência Lusa.

Também o Chega apresentou a candidatura da sua deputada Manuela Tender . “O Grupo Parlamentar do Chega vai avançar com uma candidatura à presidência da Assembleia da República, cuja candidata será a ex-deputada do PSD e atual deputada do Chega, Manuela Tender”, indicou fonte oficial do partido.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub