Vila Real de Santo António ganha polo da Liga Portuguesa Contra o Cancro

A valência funciona nas instalações da Divisão de Saúde e Intervenção Social da autarquia

Vila Real de Santo António já tem um polo da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A apresentação aconteceu esta sexta-feira, 9 de Fevereiro. 

A valência funciona nas instalações da Divisão de Saúde e Intervenção Social da autarquia e visa a implementação de um conjunto de ações na prevenção primária e secundária da doença oncológica.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António Álvaro Araújo, do vogal da direção do Núcleo Regional do Sul da LPCC Luís Filipe Roma, do vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA Ricardo Cipriano e do vereador Fernando Horta.

A criação deste pólo em Vila Real de Santo António permite aos munícipes usufruírem, com maior proximidade, das valências que a LPCC oferece aos doentes oncológicos e às suas famílias.

É disso exemplo a comparticipação da medicação, o apoio aos transportes e ajudas técnicas, a prestação de consultas de psico-oncologia ou o apoio jurídico.

No ato protocolar, Álvaro Araújo agradeceu «o trabalho desenvolvido pela LPCC e pelo grupo de voluntários que prestam apoio no concelho», demonstrando todo o empenho da Câmara Municipal na implementação e no sucesso do projeto.

De acordo com o também diretor de voluntariado do Núcleo Regional Sul da LPCC, Luís Filipe Roma, «o objetivo deste pólo é servir não só Vila Real de Santo António, mas também todos os concelhos limítrofes do Baixo Guadiana, prestando cuidados aos doentes oncológicos em todas as dimensões, mesmo fora dos grandes centros urbanos».

Além da equipa técnica da instituição, o pólo conta com a colaboração de um grupo de voluntários, residentes no concelho, que garantem uma maior aproximação à população local na resposta a solicitações que venham a ser dirigidas à Liga. O serviço de voluntariado pode ser livremente exercido por todos os que desejarem associar-se à causa.

No âmbito do projeto «Malha de Letras», um espaço de encontro intergeracional de partilha de saberes, desenvolvido pela Biblioteca Municipal Vicente Campinas, um grupo de munícipes confeciona semanalmente, de forma voluntária, diversas próteses mamárias e brinquedos em crochet que são posteriormente doados a doentes oncológicos e a crianças que usufruem de apoio da LPCC.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) faz atendimentos quinzenais, às quartas-feiras, em Vila Real de Santo António, nas instalações da Divisão de Saúde e Intervenção Social da autarquia de VRSA, sitas no Edifício Lutgarda Guimarães de Caires. As marcações podem ser efetuadas pelo telefone 910 890 114 ou 217 264 099.

 



Comentários

pub