Teatro das Figuras recebe EU.CLIDES e espetáculo de Rui Sinel de Cordes este mês

Os bilhetes para os espetáculos já estão disponíveis na bilheteira do Teatro das Figuras

A peça “Bora Lá Laborar!”, a “Oficina de Criação para Atores”, o 7º Festival Internacional de Guitarra de Faro, o espetáculo de Rui Sinel de Cordes e um concerto de EU.CLIDES são algumas das iniciativas que compõem o programa do Teatro das Figuras no mês de Fevereiro. 

Depois de ter esgotado duas salas, com o concerto de António Zambujo (dia 1) e dos IRIS (dia 3), o Teatro das Figuras (TMF) prepara-se para receber esta quarta-feira, 7 de Fevereiro, a peça “Bora Lá Laborar!”, que pode ser vista às 10h30, pelas escolas, e às 21h30 pelo o público geral.

Trata-se de um espetáculo da companhia Teatro de Ferro, uma coprodução entre Fábrica das Artes – Centro Cultural de Belém, Fundação Lapa do Lobo, Teatro Aveirense, Teatro Municipal da Guarda e Teatro das Figuras.

“Bora Lá Laborar!” convida os visitantes a refletir «sobre o lugar do trabalho, procurando responder a perguntas como “Afinal, para que é que trabalhamos?”; “Para que serve o trabalho?”; “Porque é que, para a maioria das pessoas adultas, a vida se organiza à volta do trabalho?”», explica o Teatro das Figuras em nota.

De 9 a 11 de Fevereiro, realiza-se a Oficina de Criação para Atores.

Este projeto, que conta com a orientação da atriz Maria João Vicente, propõe, de acordo com o TMF, «um conjunto de exercícios práticos que têm como objetivo desenvolver competências técnico artísticas que alicerçam o trabalho performativo dos atores, através da escuta ativa, da relação com o tempo e o espaço e do diálogo com a realidade e com os outros».

A Oficina tem um carácter laboratorial e prevê, para além da realização de exercícios individuais e de grupo, a construção de pequenas cenas de teatro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Também este mês é possível assistir ao Festival Internacional de Guitarra de Faro, que regressa para a 7ª edição, no dia 10 de Fevereiro, às 19h00, com Sofia Escobar, Eudoro Grade e Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.

A 17, às 21h30, é a vez de EU.CLIDES subir ao palco. O espetáculo regressa a Portugal para a segunda fase da tour “Declive”.

O álbum “Declive” é uma obra profunda, inspirada em parábolas que exploram as complexidades da vida. «EU.CLIDES cria uma experiência sonora cativante, que mescla influências que vão desde a música clássica à eletrónica, passando pela música cabo-verdiana e gospel», descreve o TMF.

Segue-se a peça “PESSOA Talvez”, uma coprodução do Teatro das Figuras, com estreia marcada para dia 22 de Fevereiro, às 21h30.

«Se Fernando Pessoa fosse vivo, o que diria?» – esta foi a pergunta lançada à artista Neusa Dias para a criação de um espetáculo teatral. Em cena, quatro figuras, duplos dos principais heterónimos e semi-heterónimo de Fernando Pessoa, versam isoladas sobre Identidade, Religião, Arte e Sociedade, numa espécie de teatro de marionetas, sem conflito nem enredo perfeito, onde a ação está na “performatividade” do gesto, da fala, do som e da luz.

No dia 24, às 19h00, o Figuras acolhe a peça AL_GHARB, uma criação do Teatro Meridional em coprodução com o Cineteatro Louletano e Teatro das Figuras.

«Esta é uma história sobre procura num território das histórias das gentes do mar, litoral e interior, uma visita ao silêncio no alto da cordilheira, a força das festividades religiosas e pagãs, uma viagem pela avalanche turística, das chegadas e partidas, dos ambientes noturnos e da multiculturalidade».

Para fechar o mês, Rui Sinel de Cordes apresenta o espetáculo de stand up comedy “King Cordes”, no dia 29, às 21h30.

Este espetáculo já está esgotado.

Os bilhetes para os restantes espetáculos já estão disponíveis na bilheteira do Teatro das Figuras, aberta de terça a sábado, das 13h00 às 19h30 ou, em alternativa, em teatrodasfiguras.bol.pt e nos locais habituais.

 

 



Comentários

pub