Socialistas defendem videovigilância para ajudar bombeiros na proteção da serra algarvia

Os candidatos do PS às eleições legislativas visitaram ontem os três novos centros de meios aéreos

Os Socialistas defendem que deve haver videovigilância na Serra do Algarve para ajudar os bombeiros na sua proteção e no combate aos incêndios. 

Os candidatos do PS às eleições legislativas visitaram ontem, 14 de Fevereiro, os três novos centros de meios aéreos, criados em Cachopo, no concelho de Tavira, São Brás de Alportel e Monchique e que entraram em funcionamento este Verão, tendo reunido com o Comando Regional de Proteção Civil no sentido de contratualizar as prioridades de investimento para os próximos quatro anos.

Em nota, este partido refere que, nos últimos anos, para além dos três novos Centros de Meios Aéreos, foi construído no Algarve o novo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, a Base de Helicópteros em Serviço Permanente, em Loulé, e a nova Base de Apoio Logístico, em Quarteira, que irá ser a sede da companhia da força especial de Proteção Civil do Algarve, uma nova unidade profissional que contará na sua máxima força com 120 elementos.

Realçando a evolução assinalável em matéria de prontidão e melhoria dos meios de Protecção Civil que através de um bom entendimento entre o Governo e as autarquias, o Algarve realizou nos últimos oito anos, Jamila Madeira assumiu nesta visita o compromisso dos socialistas para na próxima legislatura avançarmos com a instalação de um sistema de vídeo vigilância florestal.

 

 

«A vigilância da floresta algarvia ainda é feita de forma “analógica”, com a obrigação de colocar recursos humanos nas torres de vigia. Devemos tirar partido das novas tecnologias para, da mesma forma que já todos percebemos as vantagens da vídeo vigilância em meio urbano, também na nossa serra seja possível recorrer a meios tecnológicos modernos para garantir outro nível de segurança e de alerta», assumiu Jamila Madeira, cabeça de lista do PS às próximas eleições legislativas pelo Algarve.

A região do Algarve dispõe hoje de 1305 bombeiros, dos quais 60% (785) são profissionais, divididos por 17 corporações de bombeiros, 13 das quais geridas por Associações Humanitárias e quatro por autarquias, e 36 equipas de intervenção permanente.

Da reunião dos candidatos socialistas à Assembleia da República com o comandante regional da Protecção Civil Vitor Vaz Pinto e o comandante operacional Abel Gomes ficou ainda a necessidade de, em conjunto com as autarquias, proceder-se à actualização da Plataforma de Alerta e resposta em caso de risco sísmico e tsunami que mereceu o apoio político dos candidatos do PS.

 

 



Comentários

pub