PS/Algarve desafia Montenegro a esclarecer se apoia avanços no Hospital Central

O presidente do PS Algarve garante que com Pedro Nuno Santos o novo Hospital Central e Universitário do Algarve vai avançar

O PS/Algarve desafia Luís Montenegro, presidente do PSD, a esclarecer se apoia o lançamento para o Hospital Central do Algarve ou se pretende, «como em 2011, voltar a parar todo o processo». 

Luís Montenegro estará hoje no Algarve e, da agenda, faz parte uma visita ao Parque das Cidades.

«Há uma semana, o cabeça de lista da AD criticou o Governo por ter aprovado o dimensionamento e o programa funcional do Hospital Central do Algarve. Agora, o líder do PSD vem ao Parque das Cidades e, de acordo com o programa divulgado, remete o hospital central para o “futuro», diz Luís Graça, líder dos socialistas do Algarve.

«Importa saber se os candidatos do PSD pelo Algarve vão defender o programa funcional que foi elaborado no último ano e aprovado este mês ou se, como fizeram em 2011, a AD pretende parar todo o processo», acrescenta.

O PS Algarve considera que os deputados do PSD propuseram na Assembleia da República que o novo hospital fosse uma Parceria Público Privada integral.

«Pretendem transformar o Algarve numa cobaia, sem paralelo com qualquer outra região do país, entregando a privados toda a gestão da nossa saúde, desde a mais simples mudança de um penso numa extensão de saúde até à mais diferenciada intervenção hospitalar. O Algarve seria uma ilha, com a saúde dos algarvios totalmente entregue a empresas privadas», afirma o presidente da federação do PS Algarve e deputado à Assembleia da República.

«O histórico do PSD em relação à saúde não nos sossega. Diria que é mesmo para desconfiar. Em 2011 pararam o concurso do Hospital Central quando este estava na fase final de adjudicação. Agora, quando o Governo anuncia que as peças técnicas para lançar o novo concurso estão prontas, o PSD vem criticar o Partido Socialista. Será que a visita do presidente do PSD foi articulada com o presidente da câmara de Albufeira que pretende outra localização para o Hospital Central? Será que pretendem parar tudo para criar, a exemplo do aeroporto de Lisboa, um novo grupo de trabalho para estudar mais uma vez a localização e o programa funcional do hospital deitando fora todo o trabalho que já foi realizado?», diz ainda Luís Graça.

O presidente do PS Algarve garante que com Pedro Nuno Santos o novo Hospital Central e Universitário do Algarve vai avançar.

«Temos o exemplo da eletrificação da ferrovia no Algarve cujas obras foram laçadas pelo ministro Pedro Nuno Santos e estão a avançar a bom ritmo. Foi com João Cravinho e Jorge Coelho que o Partido Socialista lançou a construção da autoestrada até ao Algarve e concluiu a Via do Infante até Lagos. Foi com o primeiro-ministro António Guterres que os socialistas construíram o Hospital do Barlavento e será agora com o primeiro-ministro Pedro Nuno Santos que vamos construir o novo hospital central do Algarve», conclui.

 



Comentários

pub