Pastoral do Turismo da Diocese do Algarve promove formação para organizadores de casamentos

Participantes receberão certificado e o seu nome será referenciado no site da Pastoral do Turismo como Wedding Planner autorizada e credenciada pela Diocese do Algarve

A Pastoral do Turismo da Diocese do Algarve vai dinamizar um formação «especificamente preparada para dar resposta a algumas necessidades das empresas que organizam casamentos», marcada para dia 1 de abril, entre as 10h00 e as 13h00, no Seminário de S. José, em Faro.

Esta formação destina-se a todas as organizadoras/es de casamentos (wedding planners) e visa «dar a conhecer todos os procedimentos que são necessários para a preparação de um casamento católico, a documentação que é obrigatória, bem como os canais de comunicação a usar para obter as devidas autorizações/documentos», explica a Diocese.

A formação permitirá que «possam passar-se informações importantes, nomeadamente no que toca a toda a tramitação que é necessária na organização de um casamento, mas também em relação a questões mais específicas relacionadas com a liturgia e com a forma como as cerimónias católicas de casamento devem decorrer», acrescenta.

Se a inscrição for feita até ao dia 1 de Março, a formação custará 120 euros por empresa (independentemente do número de colaboradoras/es que participem). As inscrições feitas após esse período terão um custo de 15 euros.

«Ao longo dos últimos anos, a importância que têm os casamentos feitos no Algarve por estrangeiros, sobretudo provenientes da Irlanda e de comunidades católicas do Reino Unido, tem vindo a aumentar e temos consciência que essa é uma realidade incontornável», explica o padre Miguel Lopes Neto, responsável por esta equipa de trabalho da Diocese.

«Se o número de casamentos deste tipo tem aumentado, consequentemente, a relação existente com as wedding planners também se tem aprofundado, pelo que é importante a realização de uma formação regular, que explique detalhadamente quais os passos a dar na preparação destes casamentos, de modo a garantir uma maior qualidade, disciplina e comunicação, no que concerne a este tipo de cerimónias, evitando a realização de erros grosseiros, que podem colocar em risco a validade dos matrimónio de casais estrangeiros, ao mesmo tempo que se facilitam os procedimentos junto da Chancelaria da Diocese», acrescenta o sacerdote.

E conclui: «Igualmente, procuraremos, reforçar a necessidade de as paróquias darem atenção a estes casamentos e de garantir um correto acolhimento quer aos noivos, quer às wedding planers, orientando-os para que todos os procedimentos legais e canónicos sejam cumpridos».

Os participantes receberão um certificado e o seu nome será referenciado no site da Pastoral do Turismo como Wedding Planner autorizada e credenciada pela Diocese do Algarve.

A certificação será válida por um período de dois anos.

 



Comentários

pub