No Algarve e Alentejo há programas para o Dia de São Valentim

Estadias em hotéis, passeios de charrete ou workshops são algumas das opções

Estadias em hotéis, um jantar a dois, relaxar no spa, passear de charrete ou de galeão pelo rio, ter encontros às cegas com livros  ou participar em workshops. No Algarve e Alentejo, não faltam programas a pensar no Dia dos Namorados, com opções para quem prefere gastar mais ou menos dinheiro.

De Lagoa a Sines, passando por Faro ou Vilamoura: o Sul Informação reuniu diferentes opções.

Lagoa 

Para assinalar o Dia de São Valentim, a Biblioteca Municipal de Lagoa preparou a atividade “Encontro às Cegas com um Livro na Biblioteca”.

Trata-se de uma iniciativa dirigida aos leitores adultos, que tem como objetivo «despertar a curiosidade», levando os participantes a «sair da sua zona de conforto literário e a experimentar livros de outros escritores e géneros que habitualmente não leriam».

“Encontro às Cegas com um Livro na Biblioteca” convida os participantes a «não julgar um livro pela capa, título, autor ou género literário», uma vez que os livros em exposição estarão embrulhados e o leitor apenas terá acesso a um pequeno excerto de cada obra que o ajudará na sua escolha.

 

Vila Vita Parc

 

A pensar em todos os que querem partilhar momentos especiais com o seu parceiro, o Vila Vita Parc, situado em Alporchinhos (Lagoa), planeou várias iniciativas.

Nesse dia, o hotel terá um fotógrafo profissional pronto a registar os momentos dos casais. As sessões duram até duas horas e têm preços a partir de 220 euros.

Como também para sempre ficam as cartas de amor, o hotel decidiu criar um workshop de criação de cartões de São Valentim, feitos de raiz, com a orientação de um especialista na matéria.

Adultos e crianças são convidados a participar nesta sessão, onde não é precisa experiência prévia e todos os materiais são providenciados pelo resort (55 euros).

Para quem gosta de atividades desportivas, o Vila Vita Parc preparou uma sessão especial de aerial yoga para dois, em exclusivo, ao longo de 60 minutos.

Para relaxar depois da aula, ou mesmo como alternativa, no Spa By Sisley Paris, há o Spa a dois, 60 (195 euros) ou 90 (270 euros) minutos de massagem de pressão de intensidade média, lado a lado com a cara-metade. A oferta do Spa é variada, e inclui várias possibilidades. O menu pode ser consultado aqui.

Quanto a jantares românticos, no Vila Vita estarão abertos o Mizu Teppanyaki, onde a noite começa com Lírio com togarashi, seguindo-se as Gyosas de camarão, molho XO e yuzu, a Seleção de nigiris braseados, o Peito de pato com teriyaki e, no final, Cereja, rosas e Sichuan (72 euros, sem bebidas).

No restaurante Praia Dourada, na praia de Armação de Pera (também do universo Vila Vita), haverá Focaccia, tapenade de azeitona e spread de cenoura, Ceviche de robalo, romã e coentros, Pintada, kimchi e molho de malagueta, e Chocolate, coco e gengibre (56 euros, sem bebidas).

Todas as iniciativas são abertas a não hóspedes e as reservas podem ser feitas através de customerservice@vilavitaparc.com, do 282 310 100 (no caso da sessão de fotos e do workshop) ou do 282 358 177 (para os jantares ou marcações no Spa).

 

Lagos 

 

Em Lagos, o amor celebra-se entre os dias 14 e 18 de Fevereiro. “Lagos com Amor” apresenta uma série de iniciativas que passam por visitas guiadas, música, dança, mercadinho e até um workshop de culinária para um jantar romântico.

Para o dia dos namorados, está marcado um workshop para casais “Menu para Jantar Romântico”, com Teresa Couto, com a confeção de deliciosos pratos.

O programa de iniciativas contempla também uma sensual aula de Tango (16 de Fevereiro) e a visita guiada “O Amor no tempo dos Descobrimentos” (18 de Fevereiro), pelos recantos da cidade.

O Mercado de Levante, com a colaboração da Associação de Artesãos do Barlavento, recebe, nos dias 17 e 18 de Fevereiro, o “Mercado com Amor – Mostra de Artesanato”, que inclui doces, comes e bebes, animação musical e ainda a apresentação da peça de “O Amor de Pedro e Inês”.

Para nunca esquecer o dia de São Valentim, poderá ainda passar pelo cantinho da fotografia “Coração do Amor” e registar o momento (de 14 a 18).

O estacionamento do Parque da Frente Ribeirinha será gratuito, entre os dias 14 e 18 de Fevereiro, durante duas horas, mediante a apresentação de talão de compras igual ou superior a 10 euros efetuadas no comércio ou restauração local.

 

AP Hotels & Resorts 

 

O grupo AP Hotels & Resorts tem também ofertas especiais para o Dia de São Valentim.

Na Praia da Rocha, no AP Oriental Beach, há um pacote exclusivo de 170 euros, que inclui estadia de uma noite, decoração romântica no quarto, espumante à chegada e um jantar-buffet com música ao vivo e vista para a praia e o mar.

O hotel apresenta ainda a opção de jantar-buffet romântico, sem estadia, por 35 euros.

Já em Faro e Tavira, o AP Eva Senses e o AP Maria Nova Lounge também têm opções.

No AP Eva Senses, em Faro, o restaurante Harune preparou um menu exclusivo para o dia 14, num jantar que promete ser especial, com vista para a Ria Formosa, música ao vivo e bebidas incluídas. Custa 45 euros.

Por sua vez, o AP Maria Nova Lounge tem jantar no Rooftop Nomad Restaurant & Bar, com vista para a cidade de Tavira. O jantar custa 46 euros e inclui bebidas e música pelo DJ convidado.

Para reservar, deve entrar-se em contacto através do número 289 540 100 ou fazer a sua reserva pelo e-mail [email protected].

 

Quinta do Lago 

Os restaurantes do resort Quinta do Lago têm menus a pensar neste dia.

Na Casa do Lago, há pão artesanal e entradas para partilhar, como ostras, burrata e ceviche de atum amarelo. De seguida, a terra e o mar chegam ao prato com um Lombo Black Angus & Camarão Salteado com Manteiga de Alho e Ervas, Seleção de Vegetais e Batata Nova Assada.

Para terminar, será servida Genoise de Chocolate, Chocolate Branco e 70% Cacau e Glacê de Chocolate e Morangos. O preço é de 75 euros por pessoa, com bebidas não incluídas.

Quem prefere optar pela gastronomia asiática pode ir ao UMAMI.

Aqui, o menu inclui Chawanmushi, um ovo Cremoso, cogumelos e amêndoas picantes, a que se segueum Bao de Bivalves, coentros e erva-limeira e um Wonton de Pato, de laranja & kimchi. Há ainda um Tártaro de Novilho e sushi para partilhar. A sobremesa é Gelado de Citronela, um gelado de erva-limão e frutos silvestres.

O preço é de 75 euros por pessoa, bebidas não incluídas.

No Bovino SteakHouse, as entradas para partilhar incluem Bao de Barriga de Porco, Salmão do Perú e Empanada de Costeletas de Novilho Fumadas.

 

 

O primeiro prato é um Bacalhau Confitado com açorda, camarão e esparregado. Como prato de carne, apresenta-se Filé Mignon Maturado de Black Angus, acompanhado com batata parmentier, bimi grelhado e manteiga de cowboy. A sobremesa é uma tarte de chocolate picante e caramelo salgado. O preço é 75 euros por pessoa, sem bebidas.

Neste restaurante, há também menu vegetariano, com entradas como Arancini de Cogumelos Cremosos, Piccadilly de Fruta Picante e Empanada de Milho.

Os pratos principais são Dumpling Coreano Picante e Beringela Assada. Termine com um Cheesecake Americano com coulis de maracujá. O preço é também de 75 euros por pessoa, sem bebidas.

Na Casa Velha, encontra-se um menu mais tradicional.

Aqui há pão caseiro, manteigas e azeitonas e um requeijão de queijo fresco e beterraba para começar.

Segue-se um “Al Sibesh” de Atum, com leite de côco, framboesas, chili, batata doce e favas. E, como segundo prato, bacalhau com Broa de Milho e Camarão.

O terceiro momento é um prato de carne: Pica-Pau de Vaca com pickles da quinta do resort, a Q Farm, e ainda croutons caseiros. Termine com um Petit Gateau, com frutos vermelhos e gelado de baunilha. O preço é de 65 euros por pessoa, sem bebidas.

Nesta data, também o The Magnolia Hotel e o Clube da Quinta têm programas, que podem ser consultados aqui.

 

Pine Cliffs Resort 

 

O Pine Cliffs Resort, no litoral de Albufeira, preparou três ofertas especiais.

Além da estadia, o resort sugere uma experiência gastronómica para dois e uma massagem relaxante para casal no premiado Serenity Spa.

“Sharing is caring” é o mote do jantar especial que será servido no restaurante “O Pescador” e que inclui uma seleção de pratos para partilhar entre o casal.

Além de estadia na noite de 14 de Fevereiro, os casais serão recebidos com tratamento VIP no quarto (espumante e trufas de chocolate branco com recheio de framboesas) e terão acesso ao Oásis Termal do Serenity Spa (preços a partir de 300 euros para estadia no Pine Cliffs Hotel e 325 euros no Pine Cliffs Ocean Suites).

A pensar nos casais que não dispensam um momento de relaxamento a dois, o Pine Cliffs Resort desenvolveu uma segunda oferta que inclui, além de estadia de uma noite com tratamento VIP no quarto, uma massagem de relaxamento em casal no Serenity Spa e acesso gratuito ao Oásis Termal do spa (preços a partir de 285 euros para estadia no Pine Cliffs Hotel e 310 euros no Pine Cliffs Ocean Suites).

Pode ainda optar por uma experiência completa, que inclui o jantar romântico no restaurante “O Pescador” e uma massagem de relaxamento em casal no Serenity Spa.

Além da estadia de duas noites com tratamento VIP no quarto, os casais terão acesso ao Oásis Termal do spa em ambos os dias (preços a partir de 560 euros para estadia no Pine Cliffs Hotel e 600 euros no Pine Cliffs Ocean Suites).

O jantar romântico “Sharing is Caring”, que será servido no dia 14 de Fevereiro no restaurante “O Pescador” está também disponível para os casais que não estejam alojados no resort.

O menu, que inclui diferentes momentos de partilha, está disponível por 120 euros/casal (acresce 35 euros por pessoa caso optem pela harmonização vínica).

Para mais informações sobre as ofertas de São Valentim no Pine Cliffs Resort, consulte o site.

 

Tivoli Hotels & Resorts 

 

No Tivoli Carvoeiro, os restaurantes The One e Azur Bar apresentam menus especiais para celebrar o São Valentim.

No The One, a refeição começa com Vieiras Caramelizados com Creme de Agrião, Finger Lime e Espuma de Gengibre e com um Cappuccino de Caril com Frutas Tropicais e Medalhão de Lagosta Verde.

O prato principal de peixe é Linguado com Escamas de Legumes e Puré de Ervilhas, Amêndoas e Óleo de Chouriço e o de carne Lombinho de Vitela Rosa com Cogumelos Selvagens e Terrina de Batata. Para sobremesa, há a “Árvore do Pecado”, uma Árvore de chocolate, algodão doce, framboesas, peta zetas, mousse de chocolate branco, gel de hibisco, crumble de pistacho e gelado de chocolate negro com malagueta.

O menu “Timeless Love” do Restaurante The One está disponível por 90 euros por pessoa. A opção de pairing de vinhos e bebidas selecionadas pelo Sommelier são mais 50 euros.

Ainda neste hotel, mas no Azur Bar, há Carpaccio de Camarão marinado com Citrinos do Algarve, Pétalas de Rosa e vinagrete de Maracujá. Seguindo-se um Lírio Braseado com molho de Shiso Verde, servido com Legumes Mediterrâneos e Arroz de Sésamo e Gengibre ou um Supremo de Pintada com molho de Pimenta e Chocolate Negro, acompanhado de Polenta crocante e Legumes Biológicos.

O doce é um Cheesecake de Framboesa e Espumante, Crumble e Sorvete de Especiarias.

Este menu “Timeless Love” do Restaurante Azur está disponível por 47,50 euros por pessoa com bebidas incluídas.

As reservas podem ser feitas através do número 282 351 100.

No Tivoli Marina Vilamoura, é o Glee Boutique Café que apresenta opções alusivas às festividades.

Entre 9 e 14 de Fevereiro, as novidades são Tartelete de Ruibarbo, baunilha e framboesa; Pavlova de Maracujá e Frutos Vermelhos; Coeur du Glee e Mara des Bois com chocolate do Brasil e pistácio; e bombons, agora numa edição especial de cereja, avelã e fava tonka.

A Tartelete e o Coeur podem ainda ser encomendados em tamanho grande.

 

VidaMar Algarve

 

No VidaMar Algarve, situado junto à Praia dos Salgados, em Albufeira, há um programa de alojamento, desde 199,75 euros por pessoa, com uma noite de estadia em quarto duplo prestige e pequeno-almoço buffet no Restaurante Ocean. O pacote “Dia de São Valentim” inclui ainda uma oferta de boas-vindas no quarto com vinho e bolachas artesanais.

Neste hotel cinco estrelas, o programa estende-se até ao jantar, no Olivo Meat & Wine. O menu especial de São Valentim conta com quatro momentos de degustação: ostras com espuma do mar; tártaro de tomate e atum rabilho com gengibre e soja, presa de porco, tâmaras, aipo e capuchinhas e, para terminar, pavlova com creme de baunilha e pimenta rosa e coração de chocolate com redução de framboesa – acompanhados por harmonização vínica.

Aqui é ainda possível usufruir do circuito de Spa do Osmos Wellness Centre, com uma massagem de 50 minutos a dois.

Para os casais que pretendem apenas desfrutar de um jantar romântico na noite de 14 de Fevereiro, há menu especial por 48 euros por pessoa, incluindo bebidas. Além disso, está disponível uma opção de massagem para casais, que pode ser agendada entre os dias 13 e 17 de Fevereiro, a partir de 150 euros.

 

W Algarve 

 

“Together in Glamour” é o mote do jantar mais romântico do ano que o Paper Moon, restaurante do W Algarve, em Albufeira, está a organizar.

O jantar terá quatro momentos, com Prosecco Valdobbiadene presente ao longo de toda a noite. As entradas, Primi Piatti e Secondi Piatti são à escolha de cada um, entre algumas opções apresentadas, terminando com uma sobremesa.

Neste “Together in Glamour”, o chef Julio Ferradas dá a escolher, como entrada, entre Ostrica, ostra frita em manteiga e molho pimenta, ou um Carpaccio de vitela em pedacinhos recheados com burrata e molho de cogumelos porcini. Depois, os convidados podem escolher entre o Risotto de beterraba com creme de mexilhão e chips de  topinambur, ou Chitarra, uma massa com molho de açafrão, tomate seco e bacon crocante – uma das novidades mais recentes da carta de Inverno do restaurante.

De seguida, haverá os típicos Calamari, lulas recheadas com vieiras, trufa, molho bisque e alho-poró crocante, ou Filetto di Manzo, um tradicional filet de carne de vaca recheado com pistácios e queijo scamorza fumado e puré de batata. Por fim, será servido o Cioccolato: um cremeux de chocolate negro com raspas de côco, toranja e algodão doce.

Além do ambiente, que relembra os anos 20, a DJ residente PIPPA apresentará uma playlist pensada para a ocasião.

O preço do jantar é 75 euros por pessoa, e inclui uma garrafa de Prosecco por mesa.

As reservas podem ser feitas através do contacto 289 372 371 ou 964 622 535.

Para quem pretende celebrar o Dia de São Valentim ao longo do mês, o W Algarve tem outros pacotes que incluem alojamento com pequeno-almoço para duas pessoas, um tratamento de 60 minutos no Away Spa, acesso à Wet Area e 10% de desconto em compras no Spa, 20% de desconto em B&F, late check out sujeito a disponibilidade e uma garrafa de espumante à chegada.

 

Real Hotels Group 

 

O grupo Real Hotels Group não quis ficar de fora da celebração do Dia dos Namorados e por isso no Real Cozinha Restaurante, em Albufeira, no Real Cozinha Restaurante, em Olhão, e no Real Restaurante, também em Albufeira, há programas para os casais.

No Atlântico Restaurante, no Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa, em Albufeira, o menu inclui welcome drink, cesto de pão caseiro e tostas, manteiga de gengibre, azeite de manjericão e patê de sapateira; para entrada há tártaro de atum rabilho, abacate, ovo de codorniz, tapioca e rábano picante.

O prato de peixe é risoto de ostras trufadas, polvo em tempura com maionese de pimentão fumado e o de carne bochecha de vitela confitada, beijinhos de batata doce e courgette bio. Para sobremesa há prazeres de chocolate e praliné, gelado de morangos, manjericão e amores perfeitos e macarons, tartelete de maçã do amor. As bebidas incluídas são da seleção do Hotel.

O jantar começa a ser servido às 19h30 e custa 120 euros por casal.

O Real Cozinha Restaurante, no Real Bellavista Hotel & Spa, em Albufeira, terá entrada, creme de espargos verdes com amêndoas torradas e gengibre e salada de presunto, rúcula e nozes com vinagrete de mel.

O prato de peixe é posta de salmão braseada com molho de caril e gengibre e o de carne supremos de pintada com damascos secos.

As sobremesas serão pannacotta de frutos do bosque e morangos com chantilly e chocolate quente.

O jantar está marcado para as 19h30 e custa 54 euros por casal. As bebidas não estão incluídas.

Já no Real Restaurante, no Real Marina Hotel & Spa de Olhão, há welcome drink, entrada de camarão tigre a baixa temperatura e chutney de manga, geleia de malagueta vermelha e rebentos de hortelã.

O prato de peixe é robalo recheado com mexilhão, risoto de champanhe e pesto de tomate seco e do carna carré de borrego em crosta de ervas, húmus de beterraba, legumes baby e molho Madeira.

A sobremesa é doce de morango e chocolate branco, sorvete de maracujá e suas pérolas.

O preço é 120 euros por casal.

 

Alcácer do Sal 

A pensar em todos os que querem comemorar o Dia de São Valentim sem grandes gastos, o Município de Alcácer do Sal está a preparar a iniciativa “Amar em Liberdade, em Alcácer do Sal”, que alia o Dia dos Namorados às comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Passeios de Tuk-tuk, Rota do Amor, apresentações de livros e outras atividades promovidas pela Biblioteca, photo booth, promoção da restauração e comércio tradicional, decoração alusiva à data, passeios no Galeão e passeios de charrete.

O Passeio no Galeão no rio Sado realiza-se no dia 14, entre as 16h00 e as 17h00, custa 5,60 euros para adultos e 2,30 para criança e inclui oferta de bebida quente e bolinhos.

As inscrições podem ser feitas até ao próprio dia, no Posto de Turismo, através do e-mail [email protected] ou pelos contactos 265 009 987 e 911 794 685.

Já a iniciativa do Amigo Secreto decorre entre os dias 10 e 14, nas três bibliotecas do concelho.

Também no Auditório da Biblioteca Municipal, no dia 14, às 18h00, há apresentação do livro “Sabíamos tão pouco sobre o amor”, de Helder Reis.

Este mês, a Biblioteca vai às escolas de Alcácer, com a leitura de uma história de amor.

A Biblioteca vai também aos Lares e Centros de Dia do concelho para dinamizar atividades sobre o amor nos Lares e Centros de Dia do concelho.

Nos dias 10 e 14, há “Encontro às cegas com um livro”, também nas três bibliotecas do concelho.

Os Passeios de Charrete e Tuk-tuk realizam-se no dia 14, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, com início junto ao Posto de Turismo. A participação é gratuita.

A iniciativa Photobooth decorre nos mesmos horários e local.

A Rota do Amor realiza-se entre os dias 10 e 14. O roteiro está disponível no Posto de Turismo.

 

Moura 

 

Em Moura, a Câmara não quis deixar de assinalar o dia mais romântico do ano e preparou para o dia 14 várias iniciativas.

O município conta com a colaboração dos restaurantes do concelho para apresentarem um menu diferente nesta data.

Os casais que jantarem num dos restaurantes aderentes ficam habilitados ao sorteio de três vouchers (por casal), com prémios atribuídos.

O primeiro prémio inclui um voucher de 150 euros (para uma noite, à escolha, numa das agências de viagens do concelho), dois bilhetes para a peça de teatro “Monólogos do Pénis”, que estará em cena no Cine-Teatro Caridade, e um jantar para duas pessoas (à escolha num dos restaurantes aderentes ao Dia dos Namorados).

O segundo e terceiro prémios incluem dois bilhetes para a peça de teatro “Monólogos do Pénis” e um jantar para duas pessoas (à escolha num dos restaurantes aderentes ao Dia dos Namorados).

No dia 16 de Fevereiro, às 16h00, será transmitido, em direto na página do Facebook da Câmara de Moura, o sorteio dos vouchers premiados.

 

Sines Sea View 

 

Para celebrar esta data, o Sines Sea View preparou vários pacotes que podem ser usufruídos entre os dias 14 e 17 de Fevereiro.

A oferta mais completa inclui alojamento com quarto duplo com vista lateral para o mar, decoração romântica e jantar (195 euros).

É também possível ficar  alojado num quarto duplo com vista lateral para o mar e com decoração romântica, sem jantar
incluído, por um valor inferior (115 euros).

Antes do jantar, os casais podem usufruir de uma massagem de casal de Pindas da Costa Alentejana (220 euros com jantar) ou do circuito de SPA – sauna, jacuzzi, banho turco, piscina aquecida e ginásio (135 euros com jantar).

Está também disponível um pacote que inclui uma massagem de relaxamento, seguindo-se um lanche servido no Lobby Bar do hotel (145 euros).

A refeição será servida no Volta do Mar. O menu foi elaborado pelo Chef David Proença e inclui Welcome Drink com Espumante com gelatina de frutos vermelhos.

As entradas incluem pão de massa mãe, manteiga de algas, tapenade de azeitona, brioche de algas, maionese de copita e Copita.

Como prato principal, há Salmão braseado com caldo asiático, garoupa, camarão e arroz cremoso de algas e espumante, e Magret de pato, couve flor, avelã e mirtilos.

O jantar romântico apenas está disponível nos dias 14 e 17.

O menu inclui ainda as bebidas, como Vinhos Branco e Tinto Seleção Plus Sines Sea View, Refrigerantes, Cerveja Nacional, Águas e Serviço de Cafetaria.

O menu de São Valentim custa 45 euros por pessoa.

As reservas podem ser feitas pelo telefone 269 038 980 ou e-mail [email protected].

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



 

Comentários

pub