Museu de Faro acolheu em 2023 o maior número de visitantes dos últimos anos

Foram 38 223 pessoas a visitar o Museu

O Museu Municipal de Faro (MMF) teve, em 2023, o maior número de visitantes dos últimos anos, anunciou a autarquia esta quinta-feira, 29 de Fevereiro. 

Foram 38 223, número que supera o anterior máximo, atingido em 2019 (que foi de 36 516). Maioritariamente, quem quer conhecer o MMF são turistas estrangeiros, mas os números, relativamente a 2019, aumentam, quer em relação aos nacionais, quer aos que vêm de outros países.

«Para que se atingissem estes resultados contribuíram algumas das exposições, como a que permitiu ver algumas das emblemáticas obras de Manuel Baptista, de Joaquim António Viegas, bem como o ciclo da Artadentro, as salas da pintura antiga e os tesouros nacionais, que são visitáveis neste espaço», diz a autarquia.

«Importa, igualmente, salientar, que o MMF não se limita a organizar exposições, mas desenvolve uma atividade constante, como o que toca às visitas orientadas, bem como à intervenção comunitária e à realização de obras de conservação e restauro, temáticas que conferem uma importante dinâmica a este espaço, onde trabalha uma equipa técnica diversificada e reconhecidamente competente», continua o Município.

Além disso, há a realçar o Programa Escolar, que envolveu igualmente, em 2023, mais 900 participantes do que em 2019, e que ali funcionam um serviço de arqueologia, museografia, inventário e investigação, secretariado e vigilância.

«O museu continua a ter muitos visitantes, sinal de que o turismo cultural pode ser bem-sucedido na cidade», comenta, a propósito destes números Marco António Lopes, diretor deste espaço e chefe de Divisão de Museus, Arqueologia e Património Cultural, salientando que «novos desafios se esperam para este ano, com mais exposições, com os serviços educativos, o restauro e eventos que estamos a preparar e que, certamente, vão ser apelativos para o nosso público».

Neste momento, o MMF está encerrado, devido à realização de obras, que decorrem desde o início do mês de Fevereiro.

De acordo com a autarquia de Faro, «os trabalhos, que seguem a bom ritmo, permitirão que este espaço ganhe novas funcionalidades, tornando-se mais cómodo, confortável e acessível a todos e, logo, potenciando o aumento e o interesse dos visitantes».

Durante o período de encerramento do museu (que se prevê que seja de três meses), as atividades, adaptadas a outros pontos que não as instalações do museu, vão continuar a ter lugar, nomeadamente no Museu Regional, na Galeria Trem e na Ermida de Santo António do Alto, que funcionarão nos horários normais.

 



Comentários

pub