Lançado concurso para conceção e construção da dessalinizadora do Algarve

Preço base é de 90 milhões de euros

O concurso público internacional para a conceção, construção e exploração do Sistema de Dessalinização na Região do Algarve foi hoje publicado em Diário da República, anunciou a empresa Águas do Algarve.

Com o preço base de 90 milhões de euros e tendo como prazo o final do ano de 2026, a dessalinizadora, que deverá ser implantada num terreno perto da praia da Falésia, no concelho de Albufeira, «terá como capacidade inicial de produção de 16 milhões de m3/ano de água, ficando a obra civil preparada para o aumento da capacidade para 24 milhões m3/ano», acrescenta a empresa.

«Este projeto estrutural para a região visa garantir a resiliência do abastecimento público à população do Algarve, designadamente em períodos de seca prolongada, através de um acréscimo das disponibilidades hídricas», salienta ainda a Águas do Algarve.

A Estação de Dessalinização integra «um leque de investimentos que a Águas do Algarve está a executar no âmbito do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve, ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), e que vão permitir aumentar em mais de 69 milhões de m3/ano as disponibilidades hídricas da região».

António Eusébio, Presidente da Águas do Algarve, sublinha que «num momento de elevada complexidade de processos, inerente aos desafios que a escassez hídrica tem vindo a aportar à região algarvia, e consequentemente à Águas do Algarve, não posso deixar de realçar o elevado esforço levado acabo por toda a empresa e os seus colaboradores, para que todos os projetos que estamos a executar no âmbito do Plano de Eficiência Hídrica e incorporados no PRR estejam a ser cumpridos de acordo com os objetivos previamente estabelecidos, demonstrando-se assim o compromisso contínuo da empresa com a eficiência hídrica e a sustentabilidade ambiental na nossa região».

O projeto da dessalinizadora esteve em discussão pública até 19 de Dezembro passado e, uma vez que, no portal Participa.pt ainda não existe qualquer informação relativa à decisão final sobre o processo, presume-se que terá obtido Declaração de Impacte Ambiental favorável, uma vez que o concurso público internacional para a sua conceção e construção foi hoje lançado.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub