Janeiro foi o 3º mais quente de sempre em Portugal, mas seca diminuiu no Algarve

Janeiro de 2024 foi o mais quente já registado a nível global

Janeiro deste ano foi o 3º Janeiro mais quente de sempre em Portugal, com um valor médio de temperatura de 11,25 ºC. Ainda assim, foi também um mês chuvoso, o que permitiu atenuar um pouco a seca no Algarve. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no final de Janeiro «verificou-se uma diminuição da área e da intensidade em seca meteorológica na região Sul».

No entanto, o Sotavento Algarvio ainda se mantém na classe de seca moderada.

A 31 de Janeiro, 20 % do território estava em seca meteorológica (fraca 18 % e moderada 2 %).

De resto, Janeiro de 2024 foi o mais quente já registado a nível global, com uma temperatura média global de 13.14°C, 0.70 °C acima do valor médio 1991-2020.

Estima-se que o mês tenha sido cerca de 1.66°C mais quente do que a média pré-industrial de 1850-1900.

Na Europa, o valor médio da temperatura média do ar foi + 0.18°C superior ao valor médio 1991-2020. Houve um contraste marcante nas temperaturas médias em Janeiro com valores de temperatura muito abaixo da média 1991-2020 nos países nórdicos, até muito acima da média, nas regiões mais a Sul do continente pelo quarto mês consecutivo.

Registaram-se temperaturas inferiores a -43.0 °C no início de Janeiro na Lapónia e foi o Janeiro mais frio na Suécia em 25 anos (para certas estações meteorológicas, foi mesmo o mais baixo num registo de dados de mais de cem anos). No entanto, condições mais amenas no final do mês levaram a que a média mensal não fosse extremamente baixa nestas regiões.

 

 

 

Também em França e no Reino Unido houve variações significativas durante o mês de Janeiro, com o final do mês a registar valores elevados para a época; o Reino Unido registou a sua temperatura máxima diária mais elevada para janeiro (dados provisórios). De salientar também as temperaturas muito elevadas no Sul de Espanha, assim como nos Alpes, onde foram registados máximos recordes de temperatura em altitude.

Em relação à precipitação, em Janeiro, registaram-se condições mais húmidas do que a média em grande parte da Europa, com tempestades a afetar o norte e o sudoeste da Europa.

A tempestade Hipólito e a tempestade Juan atingiram a Península Ibérica, a tempestade Irene a Europa Ocidental e Central e a tempestade Isha afetou o Reino Unido e a Irlanda. Condições mais secas do que a média foram observadas no sudeste e norte da Espanha e no Magrebe, sul do Reino Unido, Irlanda, leste da Islândia, maior parte da Escandinávia, parte do noroeste da Rússia e nos Balcãs orientais.

Em Portugal continental, o valor médio da temperatura máxima do ar, 15.48 °C, com uma anomalia de +2.31 °C, foi o mais alto desde 1931, seguido de 2022. O valor médio da temperatura mínima do ar, 7.03 °C, foi 2.42 °C superior à normal, sendo o 7º mais alto desde 1931.

Durante o mês destaca-se: valores de temperatura do ar inferiores à média mensal em 2 períodos de 5 a 12 e de 20 e 21; valores de temperatura do ar acima da média mensal em 3 períodos: 2 a 4, 14 a 18 e 22 a 31. Neste último período verificou-se a ocorrência de uma onda de calor que pela sua extensão espacial e temporal, pode ser considerada a mais significativa observada no mês de janeiro, desde 1941.

Em relação à precipitação, registou-se um total de 123.4 mm que corresponde a 118 % do valor médio 1981-2010. Durante o mês registou-se precipitação nos primeiros 20 dias do mês, sendo os últimos 10 dias caracterizados pela ausência de precipitação na generalidade do território.

 



Comentários

pub