Garzó e Alonso fecham testes no Autódromo Internacional do Algarve à frente da concorrência

Em MotoE e Moto3

Hector Garzó – Foto: AIA

O espanhol Hector Garzó e o colombiano David Alonso foram os mais rápidos ao fim de três dias de testes do campeonato do mundo de MotoE e Moto3, que decorreram no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

No cair do pano sobre os primeiros três dias de testes do mundial MotoE o espanhol Hector Garzó regressou a casa como o mais rápido dos 18 pilotos que integram o pelotão da classe em 2024, depois de ter realizado a melhor volta no segundo dia.

Este derradeiro dia ficou marcado pela realização de uma simulação de corrida, na qual o vencedor foi o campeão em título, Mattia Casadei. O italiano terminou na frente de todos no final das sete voltas realizadas, batendo Eric Granado e Kevin Manfredi, os dois pilotos que fecharam o pódio e onde Garzó e Spinelli sofreram quedas.

Num dia novamente marcado pela presença da chuva, os melhores tempos não foram batidos e a maioria dos pilotos aproveitou para testar com o piso molhado os pneus que a Michelin trouxe até Portimão.

Esta época, a marca francesa irá apresentar um novo pneu desenvolvido em exclusivo para esta competição.

«Contas feita aos três dias de teste Garzó deixa o Algarve no topo de uma tabela de tempos onde os três mais rápidos conseguiram as suas voltas no segundo dia, sendo igualmente o único a quebrar a barreira do segundo 47 numa passagem aos 4592 metros do Autódromo Internacional do Algarve. Nicolas Spinelli foi o segundo mais rápido a pouco mais de uma décima de Garzó, terminando Matteo Ferrari em terceiro a menos de duas décimas do espanhol líder da classificação», segundo o AIA.

Com diferenças muito curtas entre todos, os dez primeiros ficaram separados por menos de seis décimas de segundo no fecho desta pré-temporada para as MotoE, «o que deixa antever um arranque emocionante do campeonato no próximo mês de Março no Autódromo Internacional do Algarve».

 

David Alonso – Foto: AIA

 

Em Moto3, David Alonso, que vinha de um jejum de 83 dias sem pilotar a sua moto – que terminou no primeiro dia dos testes reservados aos pilotos desta categoria – o colombiano foi o mais rápido em pista ao longo de todas as sessões realizadas no Autódromo Internacional do Algarve e fechou os dois dias como o mais rápido do pelotão.

Quase sempre primeiro em pista no arranque das sessões e um dos mais ativos na contabilidade de voltas realizadas, o piloto da CF Moto voltou a ser o mais veloz do pelotão no segundo dia e apenas na primeira das quatro saídas do dia não assinou a melhor volta.

«Alonso foi mesmo o único a conseguir quebrar a barreira do segundo 47, primeiro na terceira sessão e mais tarde na derradeira saída do dia, aquela onde foram registados os melhores tempos por volta, fechando o dia com uma melhor passagem em 1m46.690s, uma volta claramente melhor que todos os outros e que deixou o holandês Collin Veijer a quase nove décimas de segundo. Scott Ogden foi o melhor dos pilotos Honda a quase um segundo, diferença que separou Ivan Ortolá, o quarto mais veloz, para Alonso. Na quinta posição terminou Tatsuki Suzuki a pouco mais de um segundo», segundo o AIA.

Neste teste «todos os pilotos e equipas estão igualmente a descobrir os pneus da Pirelli que passam a equipar as Moto3 a partir deste ano de 2024, sendo que a KTM trouxe também a Portimão uma Moto3 totalmente nova e é também ela alvo de especial atenção por parte das equipas que utilizam máquinas do construtor austríaco – nas suas diversas configurações de marca».

 

Tempos combinados MotoE (3 dias)

1º Hector Garzó – Dynavolt Intact GP MotoE com 1m46.916s
2º Nicolas Spinelli – Tech3 E-Racing a 0.120s
3º Matteo Ferrari – Felo Gresini MotoE a 0.170s
4º Mattia Casadei – LCR E-Team a 0.315s
5º Óscar Gutierrez – Axxis-MSI a 0.318s
6º Alessandro Zaccone – Tech3 E-Racing a 0.378s
7º Eric Granado – LCR E-Team a 0.397s
8º Kevin Zannoni – Openbank Aspar Team a 0.480s
9º Lukas Tulovic – Dynavolt Intact GP MotoE a 0.491s
10º Miquel Pons – Axxis-MSI a 0.595s

 

Tempos finais 2º dia Moto3

1º David Alonso – CF Moto com 1m46.690s
2º Collin Veijer – Husqvarna a 0.867s
3º Scott Ogden – Honda a 0.955s
4º Ivan Ortolá – KTM a 1.000s
5º Tatsuki Suzuki – Husqvarna a 1.038s

 

 

 



Comentários

pub