Faro e Tavira acolhem estreia nacional do filme “Bann” de Leonor Teles

Em Tavira, a sessão será única e legendada em inglês

Faro e Tavira são duas das cidades onde o filme Baan, de Leonor Teles, vai ter a sua estreia nacional, amanhã, quinta-feira, dia 8 de Fevereiro.

Em Faro, a nova obra da cineasta que já venceu um Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim poderá ser vista nos Cinemas Nos do Fórum Algarve.

O filme também vai estar no  Cineclube de Tavira, mas apenas no dia 8, numa sessão única que terá a particularidade de ser legendada em inglês, «para que o filme possa também alcançar público que não fala português», segundo a produtora de cinema Uma Pedra no Sapato.

O filme, cuja a ação se divide entre Lisboa e Bangecoque, conta a história de duas mulheres que se encontram «num carrossel de passado, presente – e talvez futuro – que acelera uma juventude em tumulto. A vida adulta, a carreira e os afetos tornam-se avassaladores, numa história que começa quando L conhece K».

A ação «nasce do vazio que é perder uma “casa” (baan บ้ าน em tailandês): o lugar onde pertencemos e nos sentimos bem».

«Quando pensamos neste sentimento de lar, habitualmente associamo-lo a um local físico ou, talvez, a alguém. Como sobreviver a uma coisa tão simples e simultaneamente tão complexa? Ao fim das relações e não necessariamente ao fim do amor? A verdade é que o cinema lida com estas questões desde sempre», segundo Leonor Teles.

«BAAN surge de um impulso em perceber como a partilha com uma pessoa nos pode cicatrizar brutalmente aos 20 anos. E surge também do ponto-zero: como recomeçamos a partir daí, como nos comportamos quando conhecemos alguém novo, como sabemos se devemos confiar outra vez? BAAN pretende explorar precisamente isso: sentimentos com os quais não conseguimos lidar; períodos da nossa vida que nos marcam e afetam para o que resta dela (ou, ingenuamente, assim o julgamos), e o que acontece depois disso, porque no final do dia todos nós já sobrevivemos ao fim», acrescenta a realizadora.

 

 



Comentários

pub