Elenco de “Rabo de Peixe” e muito mais no “Sophia Estudante” em Albufeira

Evento já está a decorrer

Uma conversa com o elenco de “Rabo de Peixe”, duas masterclasses, um debate entre criadores de séries portuguesas, a exibição dos filmes nomeados e a entrega de prémios aos vencedores são alguns dos pontos altos do programa da 10ª edição do “Sophia Estudante”, que está a decorrer desde dia 22 e termina amanhã, domingo, dia 25, no Auditório Municipal de Albufeira.

O evento, organizado pela Academia Portuguesa de Cinema, em colaboração com o Município de Faro, visa incentivar e motivar os jovens futuros cineastas, estimular os institutos de ensino e respetivo corpo docente e favorecer o debate e partilha de experiências, através da presença de diversos especialistas nacionais, realização de workshops e oficinas, masterclasses e visionamento dos filmes nomeados.

«É com enorme orgulho que o concelho volta a ser o palco do Sophia Estudante, pelo terceiro ano consecutivo, o que revela o seu enorme valor e o apoio disponibilizado pelo município à cultura audiovisual, com destaque para o investimento e incentivo às camadas mais jovens», segundo José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

Os 33 filmes candidatos integram cinco categorias, nomeadamente melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem documentário, melhor curta-metragem experimental, melhor curta-metragem de ficção e melhor curta-metragem Mestrado e Doutoramento.

«Os filmes foram produzidos pelos alunos dos estabelecimentos do ensino superior e técnico, uma forma de dignificar a formação na área por todo o país», acrescentou a autarquia.

O programa teve início com a sessão de Abertura e Boas-Vindas com José Carlos Rolo, presidente da autarquia e Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema.

Ontem, houve duas sessões de exibição de filmes nomeados, uma de manhã e a outra ao final da tarde.

Pedro Lopes, «um reconhecido argumentista, dramaturgo e escritor», foi o responsável pela primeira masterclass, ao que se seguiu o debate “Séries Portuguesas: encontro com criadores” com Filipa Amaro, Ricardo Leite, Diogo Viegas, Augusto Fraga e Pedro Lopes.

Este sábado, o programa arranca com a terceira sessão de filmes nomeados, às 11h00. Segue-se, às 14h30, a masterclass de Augusto Fraga, criador da série “Rabo de Peixe”, e às 16h15 sobe ao palco o elenco desta produção portuguesa que chegou ao lugares de topo da Netflix (serviço de streaming), «para uma conversa imperdível com Adriano Carvalho, André Leirão, Helena Caldeira, José Condessa e Rodrigo Tomás».

O dia termina com a exibição dos restantes filmes nomeados, agendada para as 18h30.

No domingo, 25 de Fevereiro, último dia do evento, o destaque vai para a Cerimónia de Entrega dos Prémios, às 14h30, que conta com apresentação de Teresa Tavares e Ricardo Pereira, estando ainda presentes nomes como Adriano Carvalho, Carla Chambel, Cláudia Semedo, Augusto Fraga e Sandra Celas. O programa encerra com o visionamento dos filmes vencedores.

Até domingo, estão em exposição na Galeria Municipal João Bailote os cartazes nomeados para Melhor Cartaz “Sophia Estudante 2024”. A mostra pode ser vista de segunda a sábado, das 09h30 às12h30 e das 13h30 às 17h30.

 

 



Comentários

pub