Chuva pode voltar ao Algarve e Alentejo a partir desta quinta-feira

Agitação marítima vai aumentar na costa ocidental, nomeadamente do Algarve e Alentejo

A chuva poderá voltar ao Algarve e Alentejo, já a partir desta quinta-feira, dia 22, e até segunda-feira da próxima semana, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta alteração do estado do tempo deve-se à «passagem de uma superfície frontal fria pelo território do continente de forma rápida», que «trará chuva à região Norte, estendendo-se gradualmente às restantes regiões».

«O pós-frontal, ao qual está associado uma massa de ar frio, irá originar uma acentuada descida dos valores de temperatura e, por conseguinte, a ocorrência de neve acima de 800 metros nas regiões Norte e Centro», a partir do final da tarde desta quinta-feira, dia 22, acrescenta o IPMA. Poderá mesmo haver «acumulação de neve significativa».

De tal forma, que esse instituto já emitiu aviso de neve para os dias 22 e 23, «podendo ser necessário o seu prolongamento e/ou agravamento».

O IPMA salienta que «os valores de temperatura nos últimos dias têm estado acima do normal para a época do ano, mas com a descida prevista até dia 23, estes irão ficar ligeiramente abaixo do normal». Afinal, é Inverno.

Prevê-se ainda para amanhã, dia 22, uma intensificação do vento, em especial no litoral e nas terras altas, com rajadas até 65 km/h e 85 km/h, respetivamente.

A agitação marítima será, segundo o IPMA, «um dos parâmetros mais significativos desta mudança do estado do tempo».

Assim, quinta-feira, 22, começa a registar-se um aumento da agitação marítima no litoral Norte e Centro, estendendo-se depois à costa ocidental do Alentejo e do Algarve, já na sexta-feira, dia 23.

Mas o «dia mais gravoso» será 24, sábado, quando se esperam «ondas superiores a 7 metros de altura significativa, podendo atingir altura máxima de 14 metros, e com um período de pico entre 16 e 17 segundos, principalmente a norte do Cabo Raso, com o respetivo aviso emitido».

O IPMA explica que «esta mudança do estado do tempo está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias».

Um dos núcleos desta região depressionária, é a depressão Louis, nomeada hoje, dia 21, pela METEO France (Serviço Meteorológico Francês), uma vez que cumpre os critérios para a sua nomeação.

Esta depressão estará centrada em 52N 02W no dia 22 às 12UTC, afetando principalmente a região noroeste de França.

Devido a esta situação, o IPMA aconselha o acompanhamento das previsões meteorológicas e dos avisos meteorológicos.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub