Candidatos do PS pelo Algarve defendem reforço da utilização de água tratada para rega

Candidatos socialistas visitaram ETAR de VRSA

Os candidatos do PS pelo Algarve estiveram na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Vila Real de Santo António, uma unidade que já promove o reaproveitamento das águas residuais tratadas, fornecendo Água para Reutilização (ApR) ao Castro Marim Golfe & Coutry Club e ao Golfes da Quinta do Vale, para passar a mensagem que o aproveitamento de águas tratadas no Algarve continuará a ser uma aposta dos socialistas, caso formem Governo.

«Neste momento temos quatro campos de golfe a ser regados com água das estações de tratamento. O objetivo, até ao final de 2026, é utilizar 8 hectómetros cúbicos (hm3) de água reciclada, isto é, metade da água que todos os golfes algarvios gastam em rega terá origem nas estações de tratamento de esgotos”, disse Jamila Madeira, cabeça de lista do PS pelo Algarve durante a visita.

Este é um trabalho que já está em curso, lembra os socialistas, já que «o reaproveitamento da água reciclada é um dos eixos prioritários do investimento de 327 milhões de euros do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve que está em execução um pouco por toda a região».

Além da utilização de ApR,  Jamila Madeira salientou «a procura de novas origens de água, como a dessalinização, a captação de água no Guadiana, a barragem da Foupana ou as ligações ao Alqueva, tanto para Odeleite como para a barragem da Bravura, temos que continuar a investir na eficiência dos sistemas e na poupança».

«Temos 14,5 milhões de euros para melhorar a eficiência hídrica dos regadios públicos e 4 milhões para os sistemas privados. Já as autarquias dispõem de 43 milhões de euros para diminuir as perdas dos sistemas urbanos de abastecimento de água. São obras que vão produzir grandes poupanças de água e ao evitar o desperdício estamos a aumentar a disponibilidade hídrica», acredita a cabeça de lista do PS pelo Algarve.

 

 



Comentários

pub