Bolsas de Excelência da UAlg continuam a reter talento no Algarve

Bolsas são financiadas por empresas

Joana Coelho – Foto: Cátia Rodrigues | Sul Informação

Joana Coelho, com a sua média de 18,59 valores, podia ter entrado na «maior universidade» da «grande capital» e num curso «de média mais elevada possível», mas optou pela Universidade do Algarve. Esta jovem foi uma dos 117 estudantes da UAlg que receberam Bolsas de Excelência, numa cerimónia que teve lugar esta quinta-feira, dia 8, no Grande Auditório do Campus de Gambelas, em Faro.

A aluna, que ingressou este ano no curso de Ciências da Comunicação, na Escola Superior de Educação e Comunicação, foi a representante dos estudantes premiados na sessão e explicou que tomou esta decisão em prol do «conforto, felicidade, saúde mental e sustentabilidade dos estudos», fatores que, na sua visão, «acabam por ser negligenciados e postos em causa, contribuindo para uma eventual perda da qualidade de vida quando nos encontramos sozinhos em cidades novas e desconhecidas».

A história de Joana tem paralelo na de muitos outros alunos que já receberam estas bolsas, nas 12 edições da iniciativa.

Desde que começaram a ser atribuídas, no ano letivo 2012/13, as Bolsas de Excelência da Universidade do Algarve já premiaram 667 estudantes, totalizando um apoio de mais de 551 mil euros, garantido por diferentes empresas.

Esta edição contou com a participação de 59 empresas e entidades e um apoio monetário de cerca de 81 mil euros. As bolsas pagam integralmente a propina do 1º ano de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado, fixada em 697 euros.

«Os estudantes colocados com a melhor classificação no respetivo curso, que ingressaram com uma nota de candidatura igual ou superior a 15 valores, foram seriados para atribuição de Bolsa de Excelência. Foram automaticamente selecionados todos os alunos que ingressaram na UAlg através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores», explica a UAlg.

 

Os alunos premiados – Foto: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

Reinaldo Teixeira, administrador da Garvetur, foi o convidado para representar os empresários, defendendo que a UAlg é uma «grande casa que exporta conhecimento do Algarve, para todo o mundo, o que muito nos orgulha».

A investigação também foi destacada por Reinaldo Teixeira, referindo-se a uma lista de investigadores que se encontra no topo dos mais citados em todo o mundo, o que também é um reflexo da competência da Universidade algarvia e a razão pela qual os alunos a escolhem para a sua formação.

«Quanto mais apoiarmos a UAlg, mais conseguiremos ter uma Universidade que será um exemplo para todos nós e para formar os nossos filhos e aqueles que serão os nossos colaboradores», acredita.

Na opinião do empresário, existem valores e princípios, como a verdade e a seriedade, que contam muito. «Juntem esses princípios às competências que vão adquirir nesta casa, coloquem-nos em prática na sociedade e exportem-nos para todo o mundo. O vosso sucesso é o sucesso da UAlg, das empresas, da região e do país», salientou.

Também a aluna Joana Coelho elogiou a instituição onde escolheu ficar.

«Tanto a Universidade do Algarve, como a própria região têm demonstrado uma enorme vontade de atrair jovens estudantes e profissionais de todos os cantos do mundo», disse.

Igualmente importantes são os esforços da universidade algarvia para  cativar e fixar os jovens do Sul do país, mostrando-lhes que não têm de se deslocar para o exterior à procura de estabilidade e oportunidades profissionais, já que as podem encontrar no Algarve.

«Foi nesta instituição e comunidade académica, com estes docentes, funcionários e alunos, que encontrei o meu lugar enquanto estudante e pessoa», concluiu.

 

Reitor Paulo Águas – Foto: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

Paulo Águas, reitor da UAlg, valorizou o esforço e dedicação dos alunos e a determinação em prosseguir os seus estudos.

«Vivemos numa sociedade do conhecimento. Só através do conhecimento conseguiremos construir uma sociedade mais justa, mais inclusiva, mais solidária. É também o conhecimento que nos possibilitará o aumento dos níveis de bem-estar, individuais e da nossa comunidade, do nosso país», afirmou.

O reitor da UAlg salientou ainda o papel das empresas, considerando que a sua adesão «é um sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Universidade do Algarve na capacitação dos nossos jovens. A vossa presença constitui, também, um forte incentivo para os estudantes».

Paulo Águas agradeceu aos estudantes a escolha da UAlg para prosseguir os estudos, explicando que o «prestígio das universidades se alicerça em múltiplos pilares, nomeadamente a investigação que desenvolvem, a qualidade do ensino, as relações com a comunidade, entre outros. Mas o pilar mais importante são os seus estudantes, os seus diplomados».

Terminou a sua intervenção incentivando os estudantes «a lutarem pelos seus direitos, pelas suas causas, a não ficarem indiferentes», ao mesmo tempo que assumem «as responsabilidades e os deveres».

A Universidade do Algarve também convidou Idalécio Nicolau, do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, de Olhão, a estar presente na cerimónia, em representação dos diretores dos agrupamentos de escolas.

«Investir na educação é investir no maior recurso que a sociedade possui: as pessoas. (…) Ensino e aprendizagem não devem ser deixados ao acaso e estes prémios pretendem mostrar isso mesmo: assinalar os estudantes que aceitaram esse desafio e se empenharam nos seus estudos/na sua educação, e que iniciam, agora, uma nova etapa da sua vida académica», disse.

 

Fotos: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub