Algarve e Alentejo promovem-se em força na BTL 

A BTL começa esta quinta-feira, 28 de Fevereiro, e termina no domingo, 3 de Março

Foto: Arquivo

O Algarve e o Alentejo vão estar bem representados na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que este ano decorre de 28 de Fevereiro a 3 de Março, com dezenas de stands que promovem a identidade e valores destas duas regiões. 

Além dos espaços dos Municípios, o Algarve estará representado num stand único, que promoverá a sua oferta turística diversificada, as novidades, e reforçará a sua posição como principal destino turístico de Portugal e um dos mais procurados na Europa.

«Para o Algarve, a BTL é uma montra estratégica para a promoção da região como destino turístico de excelência. A região estará representada por um stand de grande dimensão, com uma área total de 700 metros quadrados, que reúne ainda os 16 municípios e 18 empresas do setor e será o palco privilegiado da apresentação das suas principais atrações e das novidades», antecipa o presidente do Turismo do Algarve André Gomes.

A programação do espaço do Algarve na BTL promete apresentações de projetos e produtos turísticos, eventos-âncora dos municípios, demonstrações gastronómicas, provas de vinhos e produtos regionais, e diversas atividades promovidas pelos parceiros da região.

 

 

A manhã do dia 29, quinta-feira, será dedicada à sustentabilidade, com a apresentação do Município de Lagos, seguida da apresentação do projeto Nautical Portugal – Algarve.

A tarde terá gastronomia e vinhos, com demonstrações culinárias no âmbito da Dieta Mediterrânica e provas de vinhos que se repetem diariamente até ao final da feira.

O Balanço do Ano Turístico 2023 e Perspetivas Para 2024 será apresentado pelo presidente Turismo do Algarve, às 14h30. Depois, a Comissão Vitivinícola do Algarve apresentará a Rota dos Vinhos do Algarve. Seguem-se apresentações dos Município de Albufeira e de Aljezur e o final do dia será dedicado ao Algarve Golden Terroir, iniciativa conjunta dos municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos e Portimão de valorização dos vinhos do Algarve, e ao Geoparque Algarvensis, projeto dos Municípios de Loulé, Silves e Albufeira.

A abertura da BTL ao público, no dia 1 de março, marca um dia recheado de apresentações de eventos pelos municípios de Lagoa, Vila Real de Santo António, Albufeira, São Brás de Alportel e outros. A tarde será dedicada à apresentação do Algarve Walking Season, um programa que promove a região como destino ideal para caminhadas durante todo o ano.

O dia 2 contará com apresentação ao público da campanha Água é Vida, abrilhantada com a atuação da banda algarvia Entre Aspas.

O dia terminará com as apresentações dos Municípios de Vila Real de Santo António e de Monchique, com showcooking e degustação de produtos regionais, e a apresentação do Festival MED 2024 pelo Município de Loulé, com música e dança.

Finalmente, o dia 3 será dedicado à gastronomia, com demonstração gastronómica, promoção dos Citrinos do Algarve IGP e apresentação do vídeo promocional da AlgarOrange. A apresentação da programação das Comemorações dos 100 anos da Elevação de Portimão a Cidade encerra a programação do stand do Algarve.

Além disso, na zona da restauração da BTL, o restaurante “O Algarvio” convida a uma viagem pelos sabores mais autênticos da região: petiscos, carnes, peixes e mariscos, sem esquecer as deliciosas sobremesas à base de amêndoa, figo, fios de ovos e laranja do Algarve.

 

 

Albufeira é um dos Municípios do Algarve que terá um stand próprio na BTL. O espaço, localizado no Pavilhão 2, tem cerca de 250 metros quadrados.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, destaca a importância do evento recordando que na edição de 2023 «de acordo com a organização, a BTL recebeu 1400 expositores, contou com a presença de 75 destinos internacionais e recebeu 63 mil visitantes, o maior número de sempre; resultados que justificam plenamente o investimento conjunto da autarquia e da APAL destinado à participação no certame».

Durante os cinco dias da Feira, este Município irá dinamizar um conjunto diversificado de eventos, com destaque no primeiro dia para a apresentação das 16ª Festas do Basquetebol Juvenil (10h30), uma prova dos vinhos da Quinta do Canhoto (12h00), a apresentação do novo vídeo promocional de Albufeira, da responsabilidade da APAL (14h30) e do projeto “Albufeira Todo o Ano” (15h30).

O programa do dia 28 culmina com um cocktail oferecido pelo Município, preparado pela Associação Barmen do Algarve.

Nos restantes dias, os visitantes podem assistir à apresentação do projeto “Albufeira Digital”; da 13ª Mostra de Vinhos de Portugal pela Confraria Bacchus de Albufeira, seguida de uma prova de vinhos; apresentação da exposição subaquática Art Reef by Vhils; prova de vinhos da Adega do Cantor e apresentação do Algarve Golden Terroir e do Geoparque Algarvensis; Campeonato de Masters de Vólei de Praia, com a presença dos atletas olímpicos Miguel Maia e João Brenha.

Além disso, serão dinamizadas atividades do Aspirante Geoparque pelo Centro Interpretativo do Cerro do Ouro e pelo Centro de Artes e Ofícios de Albufeira; Degustação by Vila JOYA com o Chef Dieter Koschina; apresentação do Algarve Equestre; Dinamização de atividades no âmbito do programa “Halloween 2024” e do “Paderne Medieval; apresentação da programação “Albufeira SEA FEST” e do “Albufeira Sounds; apresentação da Gala do Acordeão com atuação de Francisco Saboia e uma demonstração de Flair Bartending.

Neste stand também não vai faltar animação. Além da atuação do acordeonista Francisco Sabóia, o programa conta com a atuação de João Frade, Diego Miranda, um DJ SET intitulado Albufeira Destino de Emoções com os Dj Jaymartin _residente Kiss Disco e o Dj Napier_residente Bank.

No último dia a etnografia e as raízes populares do concelho vão estar em destaque com a atuação do Rancho Folclórico de Albufeira, que fará uma Arruada pelo recinto da BTL.

 

 

Aljezur não terá um stand próprio, mas aproveitará o do Algarve para promover o seu turismo sustentável, o  património cultural, as atividades ao ar livre e a experiência gastronómica.

Num evento especial, agendado para o dia 29 de Fevereiro, às 16h30, será apresentado um vídeo promocional que convida a sentir e viver o “Algarve Natural” de Aljezur.

Em paralelo, será possível ter uma experiência de realidade virtual, onde as sensações estarão ao rubro com o projeto “Explorar, viver e sentir”, que possibilita a vivência de uma caminhada pelos trilhos do concelho ou surfar as ondas das nossas praias.

Os produtos endógenos de Aljezur, como a batata-doce Lyra e o Amendoim do Rogil, também brilharão neste certame, deixando-se provar em iguarias locais.

«A participação na BTL é mais do que uma simples presença numa feira de turismo é, sobretudo, uma declaração de intenções. Aljezur não é apenas um destino: é uma experiência viva do “Algarve Natural”, que combina, de forma harmoniosa, a preservação do ambiente e as tradições, com a oferta turística de qualidade», refere a autarquia.

 

 

Também Faro se irá promover num espaço integrado do Turismo do Algarve. O Município apresentará em destaque o turismo cultural, através do rico património histórico e arquitetónico, bem como o turismo de natureza, nomeadamente a Ria Formosa e as praias, situadas nas suas ilhas-barreira da Barreta (Deserta), Culatra, Farol e Praia de Faro, e ainda a gastronomia e lazer, associados a este paraíso natural do concelho.

Outro dos grandes temas levado pela autarquia à BTL será o turismo náutico, em particular a divulgação da plataforma digital da Estação Náutica de Faro e a promoção de experiências de lazer e da prática de desportos, juntamente com serviços de apoio a visitantes e tripulações.

Nesse sentido, o Município, enquanto entidade coordenadora da Estação Náutica de Faro, vai também participar no programa promovido pelo Fórum Oceano, dedicado às Estações Náuticas, no dia 29 de Fevereiro, onde fará a apresentação da sua estrutura, com o objetivo de continuar a afirmar a cidade como destino de excelência neste segmento.

Ainda nesta edição da BTL, o Município de Faro marcará presença no stand da Estrada Nacional (EN2), espaço da Associação de Municípios da Estrada Nacional 2, para promover o seu ponto de chegada (ou partida), que se encontra na cidade, procurando continuar a afirmação desta rota turística, que vem ganhando uma relevância crescente e que traz a Faro um cada vez maior número de visitantes nacionais e estrangeiros.

Já o Município de Lagoa vai apresentar os eventos-âncora do Município no dia 1 de Março, às 10h15.

 

 

Tal como no ano passado, Loulé terá um stand próprio, localizado no Pavilhão 2, onde, ao longo destes dias, decorrerão várias apresentações ligadas a eventos e projetos promovidos pela Câmara e por outros parceiros.

O destaque vai para o Festival MED, que tem tido neste certame uma montra privilegiada, e este ano não será exceção – até porque o MED assinala o seu 20º aniversário. Algumas das novidades serão apresentadas esta sexta-feira, 1 de Março, pelas 18h30, no stand de Loulé na BTL.

Também o Carnaval de Loulé, a Festa da Espiga, as Marchas Populares de Quarteira, a Semana das Artes e Cultura de Alte, a Feira do Chocolate terão momentos de apresentação neste espaço, tal como os projetos-chave em termos económicos e turísticos, como a Estação Náutica de Vilamoura, o Loulé Criativo ou o Loulé Film Office.

Ao mesmo tempo, Loulé terá a sua representação no Balcão de Turismo Cultural e Religioso, com a Festa da Mãe Soberana.

Já no stand Algarve e no espaço dedicado aos Geoparques, o aspirante Geoparque Algarvensis terá mais um momento de promoção, que será integrado no dossier a apresentar, em breve, à UNESCO, este em junção com os Municípios de Albufeira e Silves.

Neste espaço, usando Inteligência Artificial, será ainda possível conhecer o território através de tecnologia que transportará o visitante para uma viagem por Loulé.

Além disso, serão realizadas experiências gastronómicas ou de trabalho artesanal.

 

 

Olhão também vai marcar presença no Pavilhão 1 e levar o público a conhecer as praias, a riqueza natural e arquitetónica, mas também a gastronomia e o seu tesouro maior, a Ria Formosa.

O Município vai aproveitar também para anunciar o cartaz da edição deste ano do Festival do Marisco.

A promoção de Olhão como destino turístico junto dos profissionais do setor e do público em geral passará ainda pela oferta de 10 experiências temáticas, que consistem em pacotes de dormidas, refeições, passeios turísticos e entradas em diversos espaços do concelho, que vão proporcionar aos vencedores uma oportunidade de ficarem a conhecer as maravilhas de Olhão.

A cada vencedor será oferecida uma máquina fotográfica descartável, que servirá para registo, na primeira pessoa, dos dias passados no concelho.

No que diz respeito à gastronomia, o folar de Olhão voltará a marcar presença, bem como um dos principais produtos do concelho, a flor de sal. Também a Floripes, criação de um dos mais conceituados chefs pasteleiros do concelho, será apresentada ao público da BTL.

 

 

Portimão, por seu lado, agendou para as 15h00 do próximo domingo, 3 de março, a apresentação na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa do programa comemorativo do Centenário de Elevação de Portimão a Cidade e dos eventos que marcarão o município ao longo deste ano.

A cerimónia terá lugar no espaço Algarve (Pavilhão 1 – Stand 1A05), seguindo-se, pelas 16h00, uma visita ao stand do Museu de Portimão, integrado na BTL Cultural, uma iniciativa com curadoria da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

 

Vila Real de Santo António volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o salão de referência para o turismo nacional. Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, num espaço integrado no novo stand da Região de Turismo do Algarve, o município irá divulgar aquilo que de melhor tem para oferecer a quem o visita.

No dia 29 de fevereiro, às 12h00, os Municípios de Vila Real de Santo António,  Castro Marim e Ayamonte irão promover o projeto vídeo de inteligência artificial da Eurocidade do Guadiana, a partir do qual será possível ver e ouvir as potencialidades deste território, explicadas por cada um dos autarcas, em vários idiomas e em tempo real. O município de VRSA estará representado pelo presidente da Câmara Álvaro Araújo.

Já no dia 1 de março, às 11h00, será apresentado, pelo vereador com o pelouro da Cultura Álvaro Leal, a prova desportiva Monte Gordo Sand Race, integrada na Taça do Mundo de Corridas em Areia (motos e quads).

Mais tarde, às 14h30, será dada a conhecer a segunda edição do Festival Histórico Vila Real de Santo António Setecentista.

 

Tavira vai, no dia 1 de Março, entre as 15h00 e as 15h30, apresentar a demonstração de vinhos da Casa Santos Lima e a degustação de produtos regionais.

 

 

Também o Turismo do Alentejo terá um stand próprio.

Aqui, o Município de Montemor-o-Novo, por exemplo, estará representado, no dia 29, entre as 14h00 e as 16h00, pela União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, e, entre as 16h00 e as 18h00, pelas Burriscas Campismo Rural.

No dia 1 de Março, entre as 10h00 e as 13h00, o Município estará no Stand Promocional da Estrada Nacional 2 (EN2), enquanto entre as 16h00 e as 18h00 é possível saber mais sobre as iniciativas da Junta de Freguesia de Cabrela e, entre as 20h00 e as 22h00, sobre a Tia Dulce.

No dia 2 de Março, entre as 14h00 e as 16h00, estará no espaço a Junta de Freguesia de Santiago do Escoural; entre as 16h00 e as 18h00, o Al-Zulejo – Maria Teresa Meira; entre as 18h00 e as 20h00, Sílvia Romão, e, entre as 20h00 e as 22h00, a Herdade do Barrocal de Baixo;

No último dia, será apresentado o Festival de Lavre, e será possível saber mais sobre a União Freguesias Vila Bispo Silveiras e o Restaurante A Ribeira.

 

 

O Município de Beja também estará na BTL, no espaço do Alentejo. Para quem visitar o seu balcão haverá prémios, sorteios, ofertas, passatempos, doces conventuais e brindes.

Mas o dia forte será 1 de Março. Das 17 às 18h00, haverá cante e viola campaniça, com Paulo Colaço, seguindo-se uma prova de vinhos de Beja, comentada por Manuel Baioa e José Gonçalves, da Herdade da Figueirinha, e a apresentação do roteiro «À Volta de Beja».

 

 

A participação de Moura na Bolsa de Turismo de Lisboa faz-se também no âmbito da estratégia de promoção do território, integrada no plano anual de atividades da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Além de um stand próprio onde, este ano, estará em evidência o património histórico do concelho, através da disponibilização de uma coleção de selos produzidos pelo Município de Moura em parceria com os CTT, no âmbito das comemorações dos 50 anos de 25 de Abril, marcam também presença a Escola Profissional de Moura, a Estação Náutica de Moura – Alqueva e a Herdade da Contenda.

Os alunos da Escola Profissional de Moura promovem, esta quarta-feira, pelas 12 horas, uma ação de degustação do Pudim de Azeite de Moura.

Já a Estação Náutica de Moura – Alqueva marca presença na BTL, na quinta-feira, dia 29, no âmbito da apresentação das Estações Náuticas do Alentejo.

Na sexta-feira, 1 de março, o dia será dedicado ao Turismo de Natureza. Neste sentido, a Herdade da Contenda marcará presença na BTL com o intuito de promover o calendário anual de percursos pedestres, bem como o Centro Contenda Natur.

 

 

O Município de Odemira estará também no Stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, no Pavilhão 1.

“Turismo Criativo” é o tema em destaque da representação deste concelho. Ao longo do primeiro dia, serão dinamizados workshops de pintura alentejana (por Margarida Pedro) e cabaças alentejanas (Paula Ludovino), através da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, no sentido de promover o turismo criativo.

Odemira estará ainda em destaque no dia 28, com a apresentação do evento “Dieta Atlântica”, às 13h00.

A “Dieta Atlântica” será apresentada por Sandra Soares, coordenadora da rede de Quintas Ciência Viva. O chef António Lourenço apresentará a confeção de um prato e a vereadora da Câmara de Odemira Isabel Palma fará uma intervenção sobre “A relevância da Dieta Atlântica em Odemira”. O evento terminará com a degustação de produtos da Dieta Atlântica.

Ao longo dos cinco dias da BTL, haverá ainda produtos regionais para degustar no espaço do Município de Odemira, para dar a conhecer os sabores do concelho.

 

 

O Município de Reguengos de Monsaraz vai estar na BTL, com um espaço na área destinada ao Turismo do Alentejo e do Ribatejo, onde vai realizar atividades para os profissionais do turismo e para o público.

Vão estar aí expostas mantas de Reguengos, peças do Centro Oleiro de São Pedro do Corval, vinhos, azeite, gin e mel dos produtores do concelho.

De quarta a sexta-feira, vão decorrer reuniões de trabalho com operadores turísticos, agências de viagens e empresas do setor turístico, haverá provas de vinhos dos produtores do concelho e uma mostra de doçaria regional.

Na quinta-feira, a Estação Náutica de Monsaraz vai ser divulgada no âmbito da apresentação das estações náuticas do Alentejo, seguindo-se uma prova de vinhos e de produtos regionais de todas as estações náuticas.

No sábado, vai decorrer o lançamento da nova imagem institucional de Reguengos de Monsaraz e o Centro Oleiro de São Pedro do Corval vai estar representado no espaço da autarquia pela Olaria Carrilho Lopes, com trabalho ao vivo de pintura de peças de olaria.

Durante o fim-de-semana, no âmbito da iniciativa Kids Route, as crianças vão poder divertir-se com o Cubetto, o robot explorador que através de jogadas vai mostrar o concelho de Reguengos de Monsaraz.

 

 

Também o Município de Viana do Alentejo vai marcar presença na BTL.

A presença, no pavilhão 1, integrada na Turismo do Alentejo e Ribatejo contempla algumas ações de promoção no stand municipal, nomeadamente o processo de fabrico de chocalhos, no dia 28 de Fevereiro, com Rui Picavéu, e da olaria com Feliciano Agostinho, no dia 29 de Fevereiro, no stand do município.

Para o dia 2 de Março, também no stand do município, está agendada uma prova de vinhos “Hortas Velhas”, entre as 15h00 e as 18h00.

No mesmo dia, às 18h00, no auditório da Turismo do Alentejo e Ribatejo, é promovida a XXII Romaria a Cavalo Moita » Viana do Alentejo, que vai realizar-se de 23 a 28 de Abril. Nesta edição, o evento prolonga-se por mais um dia e com diferentes etapas.

Já no pavilhão 2 vai ser promovido o projeto da Estrada Nacional 2, através de uma parceria entre o Município e a Associação da Rota da Estrada Nacional 2, onde a doçaria conventual do concelho vai estar em destaque, com produtos da Margarida Ilhéu, Casa Maria Vitória, Mariana Nunes e Margarida Maia.

 

 

 

O Município de Vidigueira vai igualmente marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, com Prova de Vinhos da Ribafreixo Wines, no dia 28, às 14h00, Apresentação do projeto Adega da Zabele, às 16h00, e Prova de Vinhos de talha Honrado Vineyards, às 17h00.

No dia 29, às 11h00, o programa de Rádio “Terras de Pão, Gentes de Paz” (Município de Vidigueira), emitido na Rádio Vidigueira (90.0 FM), estará em direto a partir da Bolsa de Turismo de Lisboa. Às 12h00 decorre uma ação promocional  do evento Vidigueira Vinho e Semana Gastronómica Comeres da Páscoa, regados com vinhos da Vidigueira, com shocooking e prova de Vinhos Quinta do Quetzal; às 15h00 há Prova de Vinhos Quinta do Quetzal; às 17h00 Prova de Vinhos Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito e às 18h00 Prova de Vinhos Talha de Frades.

Nos dias 2 e 3 de Março há prova de produtos locais, às 17h00, Espaço Vidigueira.

A BTL terá este ano mais de 1400 expositores, a representação de 75 destinos internacionais e, segundo a organização, serão esperados mais de 60 mil visitantes.

Nos dias 28 e 29 de Fevereiro, a BTL está aberta apenas para profissionais, entre as 10h00 e as 19h00. No dia 1 de Março, funciona entre as 10h00 e as 23h00, para os profissionais, e entre as 12h00 e as 23h00, para o público.

No sábado, está aberta para todos entre as 12h00 e as 23h00, e, no domingo, entre as 12h00 e as 20h00.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub