“Abril Traz Novas Cores” volta a Lagoa para celebrar 50 anos de liberdade e democracia

Exposição será inaugurada no dia 4 de Abril, às 18h00

A exposição de artes plásticas “Abril Traz Novas Cores” volta a dar uma oportunidade a artistas de mostrar os seus trabalhos ao grande público, entre os dias 4 de Abril e 31 de Maio, na Galeria Manuela Vale da Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues, em Lagoa.

A mostra, cuja inauguração está marcada para as 18h00 de dia 4 de Abril, é aberta aos «artistas que pretendam expor os seus trabalhos», que deverão submeter as suas candidaturas até ao dia 22 de Março.

A iniciativa insere-se no program de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da Câmara de Lagoa, tendo como temas centrais a liberdade e a democracia.

«Nesta exposição comemorativa, convidamos os/as artistas através das suas obras a poder questionar, desafiar e celebrar os ideais democráticos que foram conquistados. As suas obras podem explorar, de forma metafórica ou realista os temas como igualdade, diversidade, justiça social, direitos humanos, inclusão, igualdade de género e cidadania ou retratar momentos significativos do passado e do presente, ecoando a luta e a esperança do povo», segundo a Câmara de Lagoa.

«Esta exposição pode ser um lembrete constante de que a liberdade de expressão é um direito inalienável que precisa ser protegido e valorizado, que é a base de uma sociedade democrática, um pilar essencial para a nossa existência e progresso contínuo», acrescenta.

Quem visitar a exposição, será «convidado a refletir sobre o significado da liberdade, a importância da democracia e a necessidade contínua de proteger e promover a arte e a liberdade de expressão. É uma oportunidade para celebrar nossas conquistas, enquanto nos desafiamos a continuar lutando por um futuro onde todos possam desfrutar plenamente dessa liberdade, expressarmos nossas opiniões, de manifestarmos nossas identidades sem medo de repressões».

Os interessados em participar devem enviar um email com informação sobre a/o artista (nome, contacto, pequena nota biográfica e sítio online) acompanhado de um ficheiro com a imagem (nome do artista.jpg, tamanho min. 1MB) e informação sobre a peça (título, ano, técnica, dimensões) para: [email protected]

A receção de trabalhos será nos dias úteis, até 22 de Março, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

As categorias para participação variam entre arte multimédia, cerâmica artística, desenho, escultura, fotografia, instalação, pintura ou outro cruzamento disciplinar/ outra variante artística.

 

 



Comentários

pub