122º aniversário do mestre Manuel Cabanas assinalado em VRSA

Manuel dos Santos Cabanas nasceu a 11 de Fevereiro de 1902 e morreu a 25 de Maio de 1995

O 122º aniversário de Mestre Manuel Cabanas, natural de Vila Nova de Cacela, artista autodidata e opositor ao Estado Novo, foi assinalado este sábado, 17 de Fevereiro, em Vila Real de Santo António. 

A homenagem a esta personalidade dos concelhos de Vila Real de Santo António e do Barreiro começou às 10h00, no cemitério municipal de Cacela Velha, com a colocação de uma coroa de flores na campa do autodidacta, mestre na arte da xilogravura, opositor ao Estado-Novo, republicano convicto e membro fundador do PS.

Às 11h00, teve lugar a sessão solene no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, onde o historiador Fernando Pessanha, como representante da Liga Manuel Cabanas, deu as boas vindas aos presentes, seguindo-se a intervenção do edil vila-realense, Álvaro Araújo, que recordou o «saudoso filho do nosso concelho (VRSA), heróico resistente anti-fascista e defensor dos valores democráticos».

O programa continuou com um momento musical a cargo de André Ramos, na guitarra clássica, e com uma conferência de Carlos Bicas, amigo e discípulo do Mestre Manuel Cabanas.

O programa de atividades culminou com o tradicional almoço de convívio, onde a Liga Manuel Cabanas manifestou o objetivo de realizar outra jornada cultural, no Barreiro, dedicada à memória do seu patrono.

Manuel dos Santos Cabanas nasceu a 11 de Fevereiro de 1902 e morreu a 25 de Maio de 1995.


Comentários

pub