Toprak Razgatlioglu bate recorde aos comandos de uma Superbike no Autódromo

Testes terminaram ontem, dia 30

Toprak Razgatlioglu tornou-se, nos testes que terminaram esta terça-feira, 30 de Janeiro, no piloto mais rápido de sempre aos comandos de uma Superbike, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Depois de, no primeiro dia, Nicolò Bulega ter sido o mais veloz aos comandos da Ducati Panigale V4R oficial, o segundo dia realizado no Autódromo Internacional do Algarve viu pela primeira Toprak Razgatlioglu ser o primeiro na folha de tempos aos comandos da BMW com que enfrenta um novo desafio na sua carreira desportiva.

Perto da hora de almoço, ‘El Turco’ colocou na roda traseira da sua moto o pneu com composto SCX e no final de um curto ‘stint’ assinou uma volta com 1m39.255s, quatro décimas abaixo do recorde oficial do circuito mas ainda assim cerca de duas décimas do melhor registo assinado por Álvaro Bautista aquando dos testes realizados no início da época de 2023.

O melhor, no entanto, estava ainda para vir.

Na sua derradeira saída, o ex-campeão do mundo assegurou mesmo um novo recorde para o circuito (não oficial) ao conseguir uma volta em 1m39.189s.

Mais rápido que todos os outros no primeiro dia Nicolò Bulega voltou a mostrar a sua velocidade e consistência para fechar os testes a apenas 86 milésimas de Toprak.

Atrás dele, Alex Lowes foi o melhor dos pilotos Kawasaki.

Com quatro marcas distintas nas quatro primeiras posições foi Remy Gardner o melhor da Yamaha ao ser o quarto a pouco menos de quatro décimas do líder, batendo Michael van der Mark e Andrea Locatelli.

Entre os dez primeiros nota ainda para as duas BMW do Team Bonovo, pilotadas por Scott Redding e Gareth Gerloff que fecharam o lote dos dez mais velozes a menos de um segundo do veloz Toprak Razgatlioglu, confirmando que a BMW não faz distinção entre as duas equipas que tem na grelha de partida, tendo os seus quatro pilotos material idêntico para enfrentar a nova época.

O soar das cinco horas da tarde marcou o final da dupla ronda de testes, um dia onde os pilotos de MotoGP, mais uma vez liderado por Francesco Bagnaia, rodaram menos que no dia inaugural e que ficou marcado pelas quedas de Franco Morbidelli e Fabio Digianantonio, quedas essas que ditaram mesmo duas situações de bandeira vermelha, como sucedeu igualmente com Danilo Petrucci, o oitavo mais veloz no final da preparação para o seu segundo ano de mundial SBK.

 

Os 10 mais rápidos

1º Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) 1’39.189s

2º Nicolò Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) +0.086s

3º Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0.332s

4º Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) +0.377s

5º Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.428s

6º Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) +0.469s

7º Jonathan Rea (Pata Yamaha Prometeon) +0.496s

8º Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +0.767s

9º Scott Redding (Bonovo Action BMW) +0.946s

10º Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) +0.947s

Comentários

pub