Ordem dos Arquitectos lamenta morte de José Veloso

José Veloso, morreu esta sexta-feira, dia 19, aos 93 anos

«Arquiteto, homem fraterno e de grande sensibilidade», é assim que a Ordem dos Arquitectos recorda José Veloso, que morreu esta sexta-feira, dia 19, aos 93 anos.

José Veloso nasceu em Lagos e licenciou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Militante antifascista desde jovem, estabeleceu-se em Lagos, onde abriu o seu atelier, tendo sido eleito vereador desta cidade entre 1983 e 1985.

Entre 1974 e 1976 trabalhou para o Fundo de Fomento da Habitação, como coordenador de equipas do SAAL, com projetos em diversos concelhos algarvios, ficando para sempre ligado ao Bairro dos Índios da Meia-Praia.

«Política e profissionalmente muito ativo, dedicou quase exclusivamente a sua mestria a projetos de equipamentos públicos e de habitação municipal e cooperativa no Alentejo e Algarve, sempre em defesa de uma arquitetura como valor social», recordem a Ordem.

Escreveu quase duas centenas de artigos na imprensa regional e nacional, sobre política, sobre a profissão e sobre uma das suas grandes paixões – a náutica.

Em 2021, foi distinguido pela Ordem dos Arquitectos como Membro Extraordinário Honorário.

«Hoje deixou-nos o grande José Veloso. Ficarão para sempre as suas palavras: “A arquitetura não se deve distinguir da organização da sociedade, aquilo que eu chamo o papel social da arquitetura.” A todos os familiares e amigos, a Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos envia as mais sentidas condolências», lê-se na nota da Ordem publicada na página de Facebook.

 



Comentários

pub