Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História já foi inaugurado

Obra representa um investimento superior a 2,9 milhões de euros

O Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História foi inaugurado, a 20 de janeiro, pela presidente da Câmara Municipal Rute Silva, e já está de portas abertas para receber os visitantes.

Resultando da reabilitação e adaptação dos antigos Celeiros de Vila do Bispo, pertencentes à FNPT/EPAC, a obra representa um investimento superior a 2,9 milhões de euros, sendo financiada em 1 milhão e 981 mil euros pelo Programa CRESC Algarve 2020.

Por isso mesmo, uma das entidades presentes na inauguração foi José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve. Estiveram também presentes o presidente da Assembleia Municipal, os vereadores do município, presidentes das Juntas de Freguesia, entidades regionais e locais.

«Preservando a arquitetura pré-existente, este novo espaço museológico inclui uma narrativa expositiva-interpretativa acerca da herança coletiva do concelho, desde a sua fundação geológica, aos paleontológicos icnofósseis de dinossauros, aos mais remotos vestígios culturais de presença humana identificados pela Arqueologia, passando pela História e pelos seus acontecimentos e personagens, pela Arqueologia Subaquática dos naufrágios e das batalhas navais, pela riqueza e singularidade da Biodiversidade Local e pela memória etnográfica das “Gentes do Cabo” e da sua mística finisterra de mar feita», explica a Câmara de Vila do Bispo.

Além de um percurso museológico e de um serviço educativo, o equipamento dispõe de um auditório, um centro de documentação, loja, cafetaria e esplanada.

«Sede de investigação, conservação, valorização e divulgação do riquíssimo e diversificado Património Local, o Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História assume-se como um projeto participativo e inclusivo», acrescenta a autarquia.

 

 

Clique aqui para ler uma reportagem completa sobre o Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História

 



Comentários

pub