Isilda Gomes mantém-se no Secretariado Nacional do PS, há mais algarvios nos órgãos nacionais

Primeira reunião da nova Comissão Nacional elegeu secretariado e comissão política

Isilda Gomes foi este sábado eleita, em Coimbra, para o Secretariado Nacional do Partido Socialista, o órgão de direção do PS.

A autarca de Portimão já integrava este órgão antes, quando António Costa era secretário-geral dos socialistas, sendo dos poucos elementos que transitam, agora sob a liderança de Pedro Nuno Santos.

Por seu lado, a deputada Jamila Madeira e o autarca louletano Vitor Aleixo foram eleitos como membros efetivos da Comissão Política do PS. Ana Paula Martins, presidente da Câmara de Tavira, Ana Passos e Maria José Mestre são membros suplentes daquele órgão.

Tendo em conta que Aleixo já fazia parte da Comissão Política e que Jamila é uma entrada nova, o Algarve passa a ter dois elementos efetivos neste órgão.

António Miguel Pina, que já pertencia à Comissão Nacional, foi hoje eleito vice-presidente da Mesa.

Além destes, há ainda um outro algarvio nos órgãos de topo dos socialistas: Luís Graça, que é presidente da Federação do PS/Algarve e que, por inerência, tem direito a voto na Comissão Política e na Comissão Nacional.

 

 

Durante o Congresso do PS, no fim de semana passado, já tinham sido eleitos sete algarvios como efetivos para a Comissão Nacional do PS.

A Comissão Nacional do PS aprovou hoje, em Coimbra, com votações superiores a 90%, a proposta do secretário-geral Pedro Nuno Santos, para o Secretariado Nacional e a lista única concorrente à Comissão Política dos socialistas

Segundo fonte oficial, a proposta de Pedro Nuno Santos para o Secretariado Nacional obteve 91,6% dos votos.

Já a lista para a Comissão Política do PS foi aprovada com 92,4% dos votos – uma lista com 65 efetivos que resultou de um acordo da equipa de Pedro Nuno Santos com os seus adversários na corrida à liderança dos socialistas, José Luís Carneiro e Daniel Adrião. Por esse acordo, o ministro da Administração Interna indicou 35% dos membros e Daniel Adrião dois.

A lista para a Comissão Política tinha, entre os primeiros três nomes, Álvaro Beleza, que apoiou Pedro Nuno Santos, e o secretário de Estado da Presidência André Moz Caldas, que coordenou a moção de José Luís Carneiro.

Integram a Comissão Política do PS o presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva, ministros como Ana Catarina Mendes ou Fernando Medina, o presidente do Conselho Económico e Social Francisco Assis, a autarca Inês de Medeiros ou o antigo ministro Vieira da Silva.

João Soares, Jamila Madeira, José Manuel dos Santos, Manuel Pizarro e Maria Antónia Almeida Santos também integram este órgão, que, dentro em breve, terá de aprovar a versão final das listas de candidatos a deputados do PS às próximas eleições legislativas.

Ao contrário do que se esperava, o antigo ministro e atual eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira figura apenas entre os suplentes da Comissão Política.

Uma das novidades é a presença de Pedro Costa, presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique em Lisboa e filho do primeiro-ministro, entre os efetivos deste órgão.

 

*com Agência Lusa

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub