Depois de dois dias de chuva, vem aí mais frio, mesmo no Algarve e Alentejo

Vai haver nova descida da temperatura, em especial da mínima. E neve

Depois de alguma chuva, hoje e amanhã, o ar polar vindo a Escandinávia voltará a atingir a Península Ibérica, fazendo descer as temperaturas mínimas, mesmo no interior do Alentejo e do Algarve, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Assim, explica aquele instituto, o estado do tempo em Portugal continental foi influenciado nestes últimos dias por uma massa de ar polar, que deu origem a temperaturas ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano.

Esta segunda-feira, dia 8, gradualmente a partir da tarde, «essa massa de ar será temporariamente substituída», sobretudo nas regiões Centro e Sul do território do continente, «por outra de origem marítima, mais quente, transportada por uma depressão centrada a oeste/noroeste da Península Ibérica, que irá trazer nebulosidade e precipitação e uma subida da temperatura mínima no dia 9», acrescenta o IPMA.

No entanto, «a partir do final da tarde de dia 10, uma massa de ar polar continental, com origem na região da Escandinávia, irá gradualmente invadir o norte da Península Ibérica», e depois o sul, «resultando em nova descida da temperatura, em especial da mínima no dia 11».

Assim, no dia 11, esperam-se temperaturas mínimas entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, sendo entre 1 a 5°C no interior Sul e litoral Norte e Centro, e até 8°C no litoral Sul.

No dia 12, prevê-se uma nova descida da temperatura mínima, da ordem de 2 a 4°C, pelo que se poderá atingir valores até -8°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e perto de 0°C em vários locais do litoral, em especial do Norte e Centro.

Como tal, anuncia também o IPMA, «está prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, onde terá impacto mais significativo na circulação rodoviária».

Nos dias 11 e 12, a temperatura máxima deverá variar entre 4 e 8°C no interior Norte e Centro, e entre 8 e 14°C no interior Sul e litoral, e deverá ser inferior a 4°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, nomeadamente nas terras altas.

Por este motivo, será provável a emissão de aviso de Tempo Frio a partir de dia 11 para os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu, que poderão ser eventualmente estendidos a outros distritos.

Salienta-se ainda, que foi emitido aviso Amarelo de Queda de Neve para as serras do extremo norte, acima de 600/800 metros de altitude, pelo impacto que poderá ter por acumulação, entre o final de dia 8 e a madrugada de dia 9.

Nos dias 9 e 10, prevê-se a ocorrência de precipitação, em geral fraca, com uma probabilidade, entre 70 e 100% na generalidade do território no dia 9, sendo inferior a 70% nas regiões Norte e Centro no dia 10 e inferior a 50% na região Sul.

Nesses dias, a precipitação que ocorrer no extremo norte será sob a forma de neve aproximadamente acima de 600/800 metros de altitude (subindo para 1000/1200 metros durante o dia), e acima de 1400/1600 metros nas restantes serras.

O IPMA salienta, no entanto, que há «incerteza na localização da precipitação, pelo que um ligeiro desvio será suficiente para impactar a previsão da neve».

 

 



Comentários

pub