Ciclo “O Filme Francês do Mês” regressa ao Museu de Portimão

Iniciativa prolonga-se até Setembro

O Museu de Portimão volta a promover a iniciativa “O Filme Francês do Mês”, que regressa à cidade no dia 25 de Janeiro e se prolonga até Setembro, sempre às 21h00, com entrada gratuita. 

Esta programação reúne sete filmes que, de acordo com a autarquia, «constroem uma boa amostragem do cinema francês contemporâneo, ao sugerirem uma estimulante ideia de prospetiva de uma geração de cineastas»

“O Filme Francês do Mês”, no auditório do Museu de Portimão, tem como objetivo «proporcionar ao público um vasto leque de emoções e de temas de reflexão, através de comédias, dramas, romances e documentários».

Promovido conjuntamente entre a Alliance Française do Algarve, o Institut Français e o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP), além de divulgar junto do público algarvio os grandes êxitos cinematográficos na língua de Molière, o ciclo também visa atrair os muitos franceses que vivem na região ou passam férias no Algarve.

A primeira película é a comédia “Pétaouchnok”, realizada por Edouard Deluc em 2022 e será exibida a 25 de Janeiro, a partir das 21h00, no auditório do Museu de Portimão.

Com a duração de hora e meia, o filme fala sobre dois amigos que vivem nos Pirinéus e que têm a ideia do século para sair da sua precariedade: iniciar uma cavalgada fantástica no meio da montanha, dirigida a turistas com falta de natureza, de silêncio e de aventura.

 

 

Todos os filmes são exibidos na última quinta-feira do mês e em versão original francesa, com legendas em português, nas seguintes datas: 25 de Janeiro – “Pétaouchnok”, de Edouard Deluc; 29 de Fevereiro – “Eugénie Grandet” de Marc Dugain; 28 de Março – “Au nom de la terre”, de Edouard Bergeon; 18 de Abril – “Les goûts et les couleurs”, de Michel Leclerc; 29 de Maio – “La Fracture”, de Catherine Corsini; 27 de Junho – “À l’abordage”, de Guillaume Brac ; e 26 de Setembro – “La page blanche” -de Murielle Magellan.

A Alliance Française do Algarve, cuja sede se localiza em Faro, é uma associação sem fins lucrativos com o objeto de divulgar da língua e da cultura francesas, fazendo parte das suas atividades o ensino do francês e do português para francófonos, além da realização de exames de francês e traduções, entre outras ações.

Em Março de 2018, a entidade decidiu alargar a sua presença ao barlavento algarvio e estabeleceu um protocolo de parceria com o GAMP, visando estreitar os laços amigáveis e culturais com o tecido associativo local, graças aos quais o ciclo “O Filme Francês do Mês” começou a ter lugar em Portimão, também abrangendo a partir deste ano as cidades de Loulé e Faro.

 

 



Comentários

pub