“À descoberta dos ODS” é o tema deste ano do Carnaval de Loulé

Corso do Carnaval de Loulé sai à rua nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação (Carnaval 2023)

O corso do Carnaval de Loulé volta às ruas da cidade nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, este ano com o tema “À descoberta dos ODS”.  

«Brincar com matérias sérias e atuais, mas de uma forma pedagógica, é algo que está no ADN deste evento e, nesse sentido, o mais antigo corso do país traz este ano o tema “À descoberta dos ODS”, promovendo no desfile de três dias os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas», explica a autarquia louletana em nota.

Brincadeira, boa disposição, cor e música e sátira política, social e desportiva, não vão faltar neste desfile que será composto por 14 carros alegóricos e mais de 600 figurantes.

O objetivo é que os 17 ODS – que passam, por exemplo, pela erradicação da pobreza, promoção da igualdade de género, educação de qualidade ação climática, criação de cidades e comunidades sustentáveis ou a promoção da paz, justiça e instituições eficazes – estejam em destaque nesta festa.

Também as figuras e os temas da vida política do momento vão regressar ao sambódromo louletano.

«Já não é a primeira vez que o tão aguardado novo aeroporto de Lisboa inspira o corso louletano. Em 2024, às opções Vendas Novas, Santarém, Montijo, Alcochete, Pegões ou Beja, junta-se também a hipótese de Loulé vir a receber este aeroporto… Claro que tudo isto não passa da tão afamada paródia louletana que, mais uma vez, brinca com a situação política nacional», revela o Município.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação (Carnaval 2023)

 

O aumento das taxas de juro e o seu impacto nos empréstimos à habitação é parodiado num dos carros alegóricos.

O Zé Povinho será a marionete da presidente do Banco Central Europeu, que tem sido o rosto destes aumentos e portadora das más notícias. Neste carro figura outro tripulante, Mário Centeno, ex-ministro das Finanças e o atual governador do Banco de Portugal.

No contexto internacional, as duas guerras que marcaram os últimos meses são também retratadas num carro alegórico que tem como tripulantes Vladimir Putin, Volodymyr Zelensky e Joe Biden.

No mundo desportivo, a luta pela presidência do FC Porto estará também em destaque.

Além disso, não irão faltar ao corso as bailarinas brasileiras com samba no pé, os batuques frenéticos e os grupos de animação locais.

Como já é tradição, o Carnaval de Loulé volta a ter um cunho solidário.

Os bilhetes custam 2 euros e as receitas revertem a favor das associações participantes no desfile (50%) e a IPSS (50%).

 



Comentários

pub