91% dos projetos do MAR2020 para o Algarve já foram executados

Anunciou a CCDR

1592 projetos aprovados, uma taxa de execução de 91% e um investimento total de 92 milhões de euro e um apoio público de 69 milhões de euros. Este são alguns dos números do MAR2020, no Algarve, a 31 de Dezembro, revelou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Segundo a CCDR algarvia, a execução dos projetos aprovados para o Algarve é superior à nacional, que está no 90%.

Na região algarvia, são as medidas associadas à aquacultura (eixo prioritário 2) as mais representadas, correspondendo a 22% do total de candidaturas e a mais de 41% do investimento em termos regionais.

«Estes investimentos têm origem nas mais de um milhar de estruturas existentes na região, sobretudo situadas nas zonas interditais (Ria Formosa e Alvor) e dedicadas à produção de bivalves, às quais se juntam as unidades de produção aquícola offshore licenciadas entre Sagres e Vila Real de Santo António», segundo a CCDR.

«No eixo prioritário 5, cujo domínio é a atividade dos operadores do setor da pesca, da aquicultura e da transformação temos o maior número de candidaturas submetidas (cerca de 48% das candidaturas na região)», acrescentou.

«O elevado número de candidaturas neste eixo deve-se ao facto de ter sido criado um apoio dirigido a todos os operadores do setor da pesca, de aquicultura e da transformação para compensar o acréscimo de custos de energia e dos demais custos de produção, devido aos efeitos da pandemia e que se fizeram sentir no exercício desta atividade de forma agravada em consequência do conflito na Europa entre a Rússia e a Ucrânia», concluiu a mesma entidade.

Os eixos 4 e 1 «traduzem a atividade dos Grupos de Ação Costeira do Barlavento e do Sotavento, e os investimentos a bordo, em portos de pesca, locais de desembarque em abrigos e lotas e as compensações por cessações temporárias, respetivamente».

 

 



Comentários

pub