Rota da Dieta Mediterrânica levou o Sul ao Mercado da Ribeira, em Lisboa

Os artesãos levaram a Lisboa o fruto da sua arte e sabedoria

O estúdio Time Out, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, recebeu a 17 de Dezembro a equipa da Rota da Dieta Mediterrânica e os seus produtores, artesãos e artistas, para uma demonstração dos os principais valores do estilo de vida Mediterrânico, listado pela UNICEF como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
.
Desde jogos tradicionais para os mais pequenos (e não só) redescobrirem a alegria de jogar em grupo, passando pelo Fernando Guerreiro, um magnifico contador de histórias com o seu projeto “Micro Contos”, que abriu a imaginação de uma forma envolvente, houve de tudo.

Os artesãos levaram a Lisboa o fruto da sua arte e sabedoria: os minuciosos presépios, “searinhas” e muitas outras figuras míticas da Margarida Gomes, feitos com um detalhe que só ela consegue; as finas madeiras trabalhadas com mestria pelo Bruno Martins (Two Dogs), a multiplicidade de produtos sustentáveis do projeto “Quinta da Fornalha”, os têxteis de padrões multicolores e motivos tradicionais da Carla Santos e o seu projeto Janela D’Alma.

Ou ainda a Tavira em Pedras da Carla Barão, que revela as texturas profunda da terra; a arte dos “Bordados da Cláudia”; a beleza “áspera” do grés de Silves, trabalhado pelo Bruno Matos; os doces, temperos e outros “Sabores de Graínha” da Dina Silva; os aromas únicos dos sabonetes da Teresa Rodrigues e o seu projeto “Hipocamus”, a arte que recupera e reinventa embarcações de pesca abandonadas do Carlos Ferreira e o seu “Portucale Love”; os maravilhosos trabalhos em cana do José Martins e que acompanharam todo o dia com os rouxinóis e as flautas; o calçado personalizado da Clinica do Calçado de Algoz, pelas mão habilidosas do Fernando Gonçalves; as lindas peças de cerâmica do “Barro à Parede” da Carla Costa, e o imaginário de infância que as “Bonecas da Anita” e as mãos da Ana Gonçalves despertam.

 

Grupo Folclórico de Faro

 

A animar todas esta profusão de formas de interpretar e expressar o estilo de vida mediterrânico, o Grupo Folclórico de Faro, fundado em 1930, colocou todo o Time Out Market ao rubro, em duas arruadas que levaram a um público cosmopolita e internacional, sons que eles pouco conhecem e que exprimem a identidade cultural do Sul.

Em duas atuações, demonstraram um elevado profissionalismo e qualidade, só superada pelo envolvimento dos participantes que se integraram em diversas danças tradicionais.

Entretanto, o Chef Rui Palma demonstrou porque é que os princípios da alimentação mediterrânica fazem deste sistema alimentar o mais intensamente estudado e aclamado pelas suas qualidades nutritivas, contribuindo para a sustentabilidade e qualidade de vida, sem sacrificar a simplicidade na confeção e um sabor que só pode advir dos melhores produtos locais e sazonais.

Tiborna de cavala com puré de feijão e diospiros, “Direita” de Laranja e Húmido de Alfarroba, deliciaram os participantes e abriram o palato para os sabores mediterrânicos.

 

As Moçoilas a cantar

Para terminar com chave de ouro em dia muito intenso da RDM em Lisboa, só mesmo com os sons a as vozes das “Moçoilas” um grupo criado à três décadas com o firme propósito de recuperar e reinterpretar as vozes, as cantigas e as vivências das pequenas comunidades rurais e dos seus protagonistas.

Através das hipnóticas vozes da margarida, da Inês e da Teresa, fomos levados às vivências do dia a dia nos campos, aos amores e desamores dos jovens, ao imaginário das serras do sul e ao mágico chamamento da “Éladina…”

Foi um dia intenso, emocional e profundo, este que a Rota da Dieta Mediterrânica levou a Lisboa, partilhando com o público do Time Out Market os segredos e os mistérios deste estilo de vida milenar.

Este evento foi organizado pela Associação In Loco, promotor do projeto “+Algarve, um estilo de vida Mediterrânico”, cofinanciado pelo Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (AMAL / CCDRAlgarve), com o apoio do CRESC Algarve 2020 e conta com a colaboração de todos os membros da RDM, nomeadamente os municípios de Loulé, Tavira, Faro, Albufeira, Portimão, Vila do Bispo, Aljezur, São Brás de Alportel e Lagos, bem como das empresas AlgEventos e 1Bigo.

 



Comentários

pub