Projeto «Liga-nos o Talento» esteve no Algarve com o futuro no horizonte

Beto Pimparel foi o rosto na entrega de bolas e de um cheque de dois mil euros ao presidente da AF Algarve

O projeto «Liga-nos o Talento» esteve, este sábado, no Algarve, «na estrada para celebrar as raízes do futebol».

A Fundação do Futebol – Liga Portugal, com o apoio institucional da Missão Continente, está a percorrer o País para oferecer 20 bolas e um apoio financeiro no valor de dois mil euros a cada uma das 22 Associações Distritais e Regionais (ADR), num «tributo ao trabalho inestimável para o desenvolvimento dos jovens que serão os craques do futuro».

Na loja Continente Modelo de Albufeira, Beto Pimparel, embaixador Liga Portugal e vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal, foi quem fez a entrega simbólica a Reinaldo Teixeira, presidente da Associação de Futebol (AF) do Algarve.

A cerimónia contou com a presença de Helena Pires e Rui Caeiro, CEO e diretor executivo da Liga Portugal, respetivamente, bem como de José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, João Pedro Gomes, vice-presidente da AF Algarve, e Leonel Ventura, em representação da Missão Continente.

Este roteiro agregador do Futebol Profissional e Não-Profissional arrancou no início de Novembro, em Bragança e Vila Real, e já passou por Aveiro, Porto, Portalegre, Castelo Branco, Viana do Castelo, Braga, Guarda, Viseu, Açores (Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada), Madeira, Setúbal, Lisboa, Coimbra, Santarém e Leiria, antes de levar o apoio e o testemunho de reconhecimento à AF do Algarve.

As ADR são “o presente e o futuro”, sintetizou Beto Pimparel. É no futebol de base que começa a ser trabalhado o talento que faz a diferença na alta-competição, que distingue Portugal como referência de excelência no setor.

Esses predicados essenciais têm de ser alimentados desde a base e é essa a mensagem do Liga-nos o Talento: “Esta é mais uma iniciativa de extrema relevância por parte da Liga Portugal, primeiro, no sentido de reconhecer o excelente trabalho que todas as associações têm feito ao futebol português, nomeadamente, na formação. Este é mais um dia em que a Fundação do Futebol reconhece esse trabalho, no caso, da AF Algarve, simbolizado no cheque do Continente e na oferta de bolas para o berço do futebol, que é a formação. Estou orgulhoso por fazer parte deste projeto”.

 

 

Reinaldo Teixeira agradeceu mais este gesto agregador junto do Futebol Não-Profissional: “Em boa hora iniciaram este projeto. É agradável receber as bolas e o cheque, mas, muito mais do que isso, é o espírito, a intenção, a iniciativa; é tudo aquilo a que a Liga e a Fundação do Futebol nos têm vindo a habituar, ao passar esta mensagem para este universo do futebol”.

“Sabemos bem a importância que tem o futebol profissional, não só na parte económica, o peso que tem no nosso PIB, mas no peso que tem no incentivo aos meninos e às meninas para a prática do desporto, neste caso, do futebol. Podemos dizer que o futebol tem este universo de milhões que praticam e, destes, apenas uma pequena percentagem chega ao nível profissional”, acrescentou o presidente da AFA.

“Mas, vejamos a parte social, da saúde, e por isso digo que o que se faz nos clubes é um trabalho público de formar jovens, os homens de amanhã. Esse papel da Liga de vir junto das associações, de forma a que estas incentivem os seus clubes para que haja mais meninos a praticar desporto e a encontrar neles o talento é muito meritório. Parabéns, também, ao Continente pela visão de se associar à Liga Portugal com a Missão Continente no estreitar desta ponte entre o Futebol Profissional e a formação, e na CM Albufeira, a todas as autarquias do país”, concluiu Reinaldo Teixeira.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, congratulou-se pela iniciativa: “Em primeiro lugar, quero agradecer o facto de me convidarem para testemunhar esta singela, mas muito simbólica cerimónia que envolve um conjunto de valores fundamentais para a formação dos jovens. Quero felicitar a Liga Portugal, ao Continente por se associar a esta ação”.

“Na Câmara Municipal de Albufeira, temos apoiado grandemente os clubes desportivos, no futebol e não só, no sentido de incentivar a formação dos jovens. Por isso, Albufeira é um concelho muito pequeno em área geográfica, mas, ao nível dos inscritos na AF Algarve, é dos que mais jogadores tem, o que nos satisfaz, porque entendemos que estas verbas disponibilizadas aos clubes são um investimento, não uma despesa. Não é um investimento em alcatrão, em cimento, em tijolos, mas é um investimento nas pessoas”, acrescentou o autarca.

Rui Caeiro, diretor executivo da Liga Portugal, saudou mais esta etapa do roteiro pelas raízes do futebol: “Liga-nos o Talento dando sequência a este périplo de ligação do Futebol Profissional ao Não-Profissional, que tem um papel determinante na construção deste ecossistema que é o futebol português. Aproveito a oportunidade para agradecer ao Continente, nosso parceiro neste desafio e, obviamente, também ao Algarve por nos receber, e uma palavra para a AF Algarve, que muito tem contribuído para o desenvolvimento do futebol”.

Leonel Ventura destacou a importância desta parceria com a Missão Continente: “Para o Continente de Albufeira é um privilégio estar nesta iniciativa, que vem ao encontro do que é a Missão Continente. Através do futebol, podemos fazer uma ponte para chegar muito mais perto das pessoas, para as apoiar, que é o que a Missão Continente tem feito, nestes 20 anos. Este é um dos nossos objetivos, faz parte do ADN da Sonae”.

 



Comentários

pub