Presidente da República assinou decreto de demissão do Governo

Executivo fica limitado a atos de gestão

Marcelo Rebelo de Sousa – Foto: Arlindo Homem | Sul Informação

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa assinou esta quinta-feira o decreto de demissão do Governo, que entrará em vigor sexta-feira, momento a partir do qual o executivo passará a estar limitado a atos de gestão.

“Na sequência e por efeito do pedido de demissão do primeiro-ministro, o Presidente da República decretou hoje, nos termos da Constituição, a demissão do Governo, com efeitos a partir de amanhã, 8 de dezembro”, lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Na mesma nota é referido que “após a sua demissão, o Governo limitar-se-á à prática dos atos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos”, conforme estabelece a Constituição, no artigo 186.º, n.º 5.

Esta formalização acontece um mês depois de o primeiro-ministro António Costa ter apresentado a sua demissão ao Presidente da República, em 7 de Novembro, que a aceitou de imediato e, consecutivamente, decidiu dissolver o parlamento e marcar eleições legislativas antecipadas para 10 de Março.

 



Comentários

pub