PAN acompanha obras de saneamento na Ilha da Armona

Obra será interrompida durante o Verão para evitar constrangimentos durante esse período

Alexandre Pereira, deputado municipal em Olhão, visitou esta semana a Ilha da Armona para acompanhar de perto as obras de saneamento e de remodelação da rede de abastecimento de água potável.

«Esta é, sem dúvida, a par do novo Centro de Recolha Oficial de Animais – CROA, uma das obras mais esperadas em Olhão nas últimas décadas. A ampliação da rede de drenagem de águas residuais irá permitir não só encaminhar estes efluentes para um tratamento adequado, mas também a desativação de mais de 800 fossas que atualmente existem e servem toda a ilha», refere o deputado do PAN.

«Por outro lado, a remodelação da rede de abastecimento de água vai proporcionar um ganho deste tão importante recurso, pois atualmente as perdas são enormes: metade da água potável fornecida à ilha perde-se nas fugas existentes nas atuais condutas», continuou o deputado do PAN.

A obra, que iniciou em Outubro deste ano, está atualmente na 1ª fase, tendo iniciado a intervenção na zona mais a sul da ilha, e irá estender-se até Junho de 2024, altura em que será interrompida para evitar constrangimentos durante o período de Verão.

«Com a instalação de condutas e ramais e a construção de três novas estações elevatórias, todos os efluentes produzidos na Ilha da Armona vão ser encaminhados para a nova ETAR Faro/Olhão, onde, por sua vez, irão passar por três fases de tratamento: tratamento preliminar e equalização, tratamento secundário, seguido da filtração e desinfecção, sendo posteriormente descarregados na Ria», explicou Alexandre Pereira.

O deputado reforça que «este caso em particular é um exemplo de que nunca se deve começar a construir uma casa pelo telhado».

 



Comentários

pub