Novos postos da GNR em Messines e VRSA vão avançar

Municípios cederam os terrenos para a construção das novas instalações

O Ministério da Administração Interna (MAI) já homologou os acordos entre os Municípios algarvios de Silves e Vila Real de Santo António, para a construção dos novos Postos Territoriais da GNR em São Bartolomeu de Messines e na sede do município ribeirinho do Guadiana.

Numa cerimónia presidida pela secretária de Estado da Administração Interna Isabel Oneto, através dos Contratos interadministrativos, os Municípios de Silves e VRSA cedem ao Ministério da Administração Interna terrenos para a construção dos dois novos Postos Territoriais.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Silves afirmou ser “com satisfação que estamos a assinar este contrato interadminsitrativo. É o primeiro passo para aquilo que é necessário fazer”.

“São Bartolomeu de Messines possui um quartel da GNR degradado. Só com outras condições poderão cumprir a missão de zelar pela nossa segurança e outras missões importantes, em particular o acompanhamento próximo de cidadãos idosos. A nossa satisfação é que hoje estejamos a assinar o nosso contrato. Maior será quando o quartel esteja construído”, acrescentou Luísa Conduto Luís.

Por seu lado, Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, salientou que “este é um dia muito especial para o concelho. Quero deixar um agradecimento especial à Secretária de Estado e enviar um cumprimento muito especial ao Ministro da Administração Interna. Porque é de louvar, de destacar e de sinalizar quando se cumprem os compromissos assumidos. Perante muitos incrédulos, aquilo que foi o compromisso foi cumprido”.

“O posto irá criar melhores condições de trabalho para os militares da GNR que desempenham uma missão muito importante na garantia da segurança para os residentes e para os que nos visitam”, acrescentou o autarca vilarrealense.

Isabel Oneto, secretária de Administração Interna, afirmou que “a execução do nosso programa de investimentos tem decorrido a bom ritmo. Esperemos que assim continue no futuro, porque estes programas são essenciais para que as forças de segurança tenham condições de trabalho e de operacionalidade para garantir a segurança dos cidadãos”.

“Concretizamos hoje estes passos porque o poder local é um parceiro essencial nas políticas de segurança e de administração interna. E gostaria de salientar que os territórios menos densamente povoados, ou com povoamento mais disperso, merecem o mesmo respeito da parte do Governo que os territórios urbanos. Todos carecem da mesma proteção e do mesmo investimento”, concluiu.

Na mesma cerimónia, através do Contrato interadministrativo assinado com o Município de Sousel o Estado irá financiar a construção do novo Posto Territorial da GNR com 1,2 milhões de euros (acrescidos de IVA).

A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna tem curso a elaboração dos projetos de execução para os Postos Territoriais da GNR em Alijó, em Freamunde (Paços de Ferreira), em Matosinhos e a breve prazo ficará disponível o contrato interadministrativo para a Esquadra da PSP na Cruz de Pau (Seixal).

 



Comentários

pub